ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Jesus Cristo é o Bom Pastor

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Neste próximo domingo (15/05), celebramos o Domingo do Bom Pastor. No Antigo Testamento (AT), temos a figura do pastor que cuida das ovelhas e zela pelo rebanho. Jesus é Cristo, é o Bom Pastor que cuida, toma conta e sempre está disposto a ajudar a todos. Ele está sempre à frente, levando as pessoas a lugares seguros e com abundância de vida. Nas nossas comunidades cristãs são quem estão conduzindo uma pastoral ou missão de lideranças. Nós atribuímos a elas esse titulo de pastores também.

No Livro dos Atos dos Apóstolos e na Primeira Carta de Pedro, vemos de Pedro a explicação de como entrar pela Porta, ou escutar a voz do Pastor. É através e mediante a conversão e o Batismo que entramos em comunhão com Cristo na sua Igreja. Eles são credenciais para que o cristão esteja plenamente em comunhão com Deus e com os irmãos na comunidade cristã. É preciso aderir plenamente a Cristo para que haja mudança na nossa vida, na família, na sociedade e na Igreja (Cf. At 2, 14a.36-41). O cristão deve seguir os passos de Cristo, sempre procurar fazer o bem, mesmo sob o peso do sofrimento e ingratidão do mundo. No mundo, temos tribulação, mas a nossa fé em Cristo nos dá a certeza de vida eterna e em abundância (cf. 1 Pd 2, 20-25).

O Salmo nos lembra e nos faz esperançosos na caminhada na construção do Reino. Se estivermos com Ele, o Senhor, nada nos faltará, pois Ele é o pastor que nos conduz. Esse desejo de ficar com Ele nos traz segurança. Por isso não devemos perder tempo em picuinhas, fofocas, maldades, egoísmos e tudo o que nos podem separar de Deus e dos irmãos (Cf. Sl 22).

No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor. É um relato muito bonito da missão de Jesus, pois Ele é mestre e pastor que nos leva a lugares seguros, tranquilos, com águas puras e alimentos em abundância. Jesus nos mostra o caminho que leva para o Pai, mas nos adverte para trabalhar em prol da vida para todos na justiça e na solidariedade. Onde houver um necessitado, ali deverá ter um cristão disposto a trabalhar em prol da partilha para que todos possam ter vida plena já neste mundo. Jesus nos conhece, como pastor que conhece as suas ovelhas. Elas seguem e ouvem a voz do pastor e reconhecem Nele a segurança e o cuidado que Ele tem por todos. O pastor não deixa o ladrão e o mercenário roubarem as ovelhas ou fazerem mal a uma delas, pois Ele dá a vida por elas (Cf. Jo 10, 1-10).

Só em Jesus que podemos caminhar. Ele é a porta segura que todos devem passar por ela para chegar ao Reino definitivo. A Igreja é conduzida pelo mandato de Cristo pelo papa e seus sucessores, os bispos e padres que têm a grande responsabilidade de conduzir o povo de Deus na verdade de Cristo a eles confiada. No nosso ministério, não podemos tirar vantagens pessoais e nem ter privilégios, pois isso contrasta com a imagem verdadeira do Pastor que é Cristo. Que sejamos zelosos na doutrina e perseverantes na oração nas nossas missões, e que o nosso agir cristão irradie a verdadeira Luz do Ressuscitado que está no nosso meio. Precisamos evangelizar com a nossa vida e com nossas atitudes coerentes da fé que professamos e assim a Igreja surgirá como sol que brilha sem ofuscar ninguém.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 11 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com

Nenhum comentário: