ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 15 de maio de 2011

Mais que falar de Maria é tê-la como Mãe

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus é maravilhoso, pois Ele nos criou à sua imagem e semelhança e quis ter uma comunhão muito especial com o ser humano. Ele, na sua bondade infinita, deu ao ser humano a liberdade e o livre arbítrio. Deus nos ama muito e nos deu toda a criação e o que nela existe para o nosso bem. Mas, o homem e a mulher desobedeceram a uma ordem de Deus e por causa disso o transgrediram e pecaram.

A consequência desse pecado foi a morte e a perda da comunhão. Deus, como ama demais o que criou, faz um plano de salvação e, no decorrer da história da humanidade, vai ensinando, advertindo, vai fazendo alianças e por fim, num amor extremo, dá o seu Filho único para a nossa salvação. Esse Filho vem a mundo por permissão de uma mulher que soube ouvir, escutar e obedecer a Deus em tudo. Assim essa mulher, obra de Deus, pura, meiga, dócil, servidora, mãe de todas as horas, esteve com Jesus o tempo todo, como uma mãe zelosa. Jesus na cruz dá para toda a humanidade Maria como mãe nossa, pois Ele sabe que ela tem força de intercessora e advogada de todos.

Segue este lindo relato de um ex-pastor na Canção Nova - www.cancaonova.com. “O ex-pastor Sidineh Wosterque há mais de dez anos testemunhou minha história com Nossa Senhora. Apesar da reforma, nós sabemos que Martinho Lutero quase morreu com um Terço na mão. Foi ele quem fez uma das mais belas reflexões sobre o Magnificat. A obra que Deus realizou em Maria não podia ficar escondida, assim como sua presença na minha vida. Já viajei por todo o país dando o meu testemunho. Nem os maiores exércitos podem fazer algo contra o demônio, porém Maria é aquela que esmaga a cabeça da serpente” (1).



“Pela intercessão de Nossa Senhora, hoje sou católico. Vou contar-vos um pouco da minha vida, antes de ser missionário da Igreja católica. Porém, antes, vamos à Palavra de Deus em Lucas 1, 35: ‘O anjo respondeu: o Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus’ (Cf. Lc 1, 26-38).

Quero citar um dos motivos porque devemos dar um espaço maior à Maria em nossa vida. Quando falamos de Maria a partir da Palavra de Deus, o diálogo muda, começa a ter fundamento. Maria é a mulher da glória do Senhor. Na anunciação do Anjo, vemos a glória de Deus se manifestando. Pela intercessão de Nossa Senhora, hoje sou católico. Os padres da Igreja, teólogos o próprio Concílio Vaticano II chamam Maria de a Nova Arca da Aliança, porque nela foi concebido o filho de Deus, de forma clara e palpável. Na Arca da Aliança, estavam as tábuas da Lei (encarnada), a própria lei.

Também estava o Maná que sustentou o povo. Por isso não podemos excluir Maria da nossa espiritualidade, pois dentro dela esteve o alimento vivo. Ainda estava na arca o bastão do sumo sacerdote. Nela estava o próprio Sumo Sacerdote Jesus Cristo (1).

A fé da Igreja é cristológica. A janela da qual vemos Maria é o próprio Jesus Cristo. Eis porque Maria não pode ser excluída do nosso horizonte. Onde está Maria, com toda certeza, está Jesus Cristo. Por isso temos que ser católicos em todos os lugares e situações, levar Jesus por onde formos, e assim também levarmos a sua mãe e a devoção mariana onde formos” (1).

Assim, queridos irmãos e irmãs, precisamos ser mais confiantes a Deus e não ter medo de ter Maria como nossa mãe que intercede pelos seus filhos no seu Filho Jesus. Que cada um de nós sejamos autênticos na fé, coerentes na vida e compromissados na comunidade cristã.

A Igreja precisa de missionários e missionárias que levem a todos a mensagem de Cristo, libertador de todos nós. A Igreja se torna brilhante na presença do Ressuscitado, nos testemunhos dos santos e na presença materna de Maria, a nossa estrela da evangelização.

Que Jesus seja conhecido e vivido por todos e, desse modo, a humanidade seja transformada por Ele sempre com Maria.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 15 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com

Nenhum comentário: