ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Papa: para salvar o homem, Deus precisa abrir o coração humano para o bem

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A oração é o vínculo eficaz para cada homem e para cada mulher entrar em comunhão mais íntima com Deus. Através da oração, aproximamo-nos mais do coração de Deus, que ouve a oração do justo que intercede pelos seus irmãos e irmãs. Deus sempre nos ouve e nos quer prontos para que Ele haja em nós plenamente.

Deus nos ama e nos quer próximos Dele sempre, e nos dá a sua graça para alcançarmos a vida eterna. A eternidade nos espera e nós a construímos juntos com nossos irmãos de caminhada. Precisamos nos despir do homem velho e nos vestir do homem novo.

A justiça divina cria o bem com o perdão. Deus precisa abrir o coração humano para salvar o homem e a mulher da "espiral do pecado". É o que disse Bento XVI durante a Audiência Geral na Praça São Pedro, no Vaticano. Ele refletiu sobre a figura de Abraão e a sua capacidade de interceder junto a Deus para a salvação da humanidade.

Na catequese, o papa, de fato, começou com um episódio estrelado por Abraão, o patriarca judeu. Retirado do Capítulo 18 do Gênesis, a história relata quando Deus estava pronto para destruir os habitantes de Sodoma e Gomorra por sua maldade (www.zenit.org).

Mas aqui, diz o papa, que "antes de Abraão, Deus coloca a necessidade de evitar a justiça rígida" e não se limita a interceder pelos inocentes, mas para todos. Ele coloca uma nova ideia de justiça. Não aquele que se limita a punir os culpados, como fazem os homens, mas um ser divino diferente que é Justiça, tem boa aparência e cria, através do perdão, a transformação do pecador. Converte-o e grava-o.

"Com a sua oração”, continuou Bento XVI, “Abraão não defende uma justiça puramente retributiva, mas uma intervenção de salvação que, tendo em conta o inocente, isenta de culpa os maus que é perdoado".

Para Abraão, os inocentes não podem ser tratados como criminosos. Mas devemos "tratar o culpado como o inocente, pondo em prática um sistema de justiça superior", oferecendo-lhe uma chance de salvação, porque, se os criminosos aceitarem o perdão de Deus e confessarem, permitindo salvar a culpa, a maioria não vai continuar a fazer o mal”. Também se tornarão justos. Não mais precisarão ser punidos.

"Com o seu fundamento”, explicou o papa, “Abraão está emprestando a sua voz mais o seu coração com o divino: o desejo de Deus é misericórdia, amor e desejo de salvação”. Com a voz de sua oração, Abraão dar voz ao desejo de Deus, que não é destruir, mas salvar Sodoma, dar vida ao pecador arrependido" (www.zenit.org).

Infelizmente, disse o papa, nem mesmo 10 pessoas justas foram encontradas em Sodoma e Gomorra. As cidades foram destruídas. Isso porque, Deus, em sua bondade, precisa de "uma pequena parcela da propriedade para salvar a humanidade de um grande mal, para uma "transformação do interior”.

É necessário transformar "o ódio em amor, a vingança em perdão". Se dependesse da salvação de 10 justos em Jerusalém, como o profeta Jeremias diz, pode ser salvo por um único direito. "O número”, disse o papa, “caiu de novo”. “A bondade de Deus vai mostrar ainda o maior bem. No entanto, isso ainda não é suficiente. A grande misericórdia de Deus não pode encontrar a resposta à boa aparência, e Jerusalém caiu sob o cerco do inimigo” (www.zenit.org).

"Devemos nos tornar aquilo que Deus quer por direito. E este é o mistério da Encarnação: para garantir uma justiça, Ele mesmo se fez homem para se tornar o justo permanentemente, totalmente inocente, que vai trazer a salvação ao mundo, morrendo na cruz, perdoando e intercedendo por aqueles que não sabem o que eles fazem".

"E a oração de cada homem vai encontrar sua resposta. Então toda a intercessão à nossa vontade seja plenamente ouvida", concluiu (www.zenit.org).

Assim somos feitos para estar em comunhão com Deus na oração e na escuta da sua Palavra, em uma vivência comunitária. Não podemos, de modo algum, omitir, na nossa missão, o Evangelho. Deus nos quer livres e abertos para a sua graça agir em nós. O mundo é transformado na medida em que nos convertemos a Deus e realizamos boas obras.

A vida acontece na medida em que há partilha, solidariedade e perdão entre os irmãos e as irmãs de caminhada. O Reino de Deus já está em nosso meio e a força do Espírito Santos nos impulsiona a sermos melhores sempre.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 20 de maio de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com

Nenhum comentário: