ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fraternidade e Saúde Pública têm Bênção Apostólica de Bento XVI

Em mensagem endereçada ao presidente da CNBB, papa considera que "saúde vai muito além de um simples bem estar corporal"

Com o slogan "O Mundo visto de Roma", a agência de notícias Zenit apresenta "a mensagem do papa Bento XVI ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por ocasião da Campanha da Fraternidade de 2012". Leia abaixo...

Ao Venerado Irmão
Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB
Fraternas saudações em Cristo Senhor!!!

De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38, 8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.

Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mt 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois “que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?” (Mt 16, 26). Com efeito, as palavras ‘saúde’ e ‘salvação’ têm origem no mesmo termo latino ‘salus’ e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: “Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo” (Mt 4, 23).


Trabalhador da Saúde, enfermeiro Ricardo Soares de Oliveira continua a dar o seu olhar sobre a área; leia nesta semana, na página 04, do jornal "Clarão do Norte", Edição 50 (março de 2012) a continuação do artigo do enfermeiro; garanta o seu exemplar; a distribuição do "Clarão do Norte" é feita pelo Secretariado Arquidiocesano de Pastoral (Rua Januária, 371, Centro de Montes Claros, Norte Sertanejo de Minas Gerais; funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 14 às 18h)

Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fieis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: “pois Eu estava doente e cuidastes de Mim” (Mt 25, 36). Ajudando-lhes ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d’Ele para a salvação do mundo. Pois, “oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus torna fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor” (BENTO XVI. Discurso aos enfermos de Turim. 02 de maio de 2010).


Abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade de 2012 na Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros, na noite de quarta-feira passada (22/02), exige respeito e dignidade com a saúde pública

Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha “Fraternidade e Saúde Pública”, invocando ­ pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida ­ para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento. E, para confirmar a todos estes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica.


Vaticano, sábado, 11 de fevereiro de 2012
Dia Mundial dos Enfermos
Dia de Nossa Senhora de Lourdes

Amém!!!

COLABORAÇÃO
Teólogo José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br


Participantes da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros posam para foto oficial no final da tarde do sábado de Carnaval (18/02). Presidente de honra da entidade, arcebispo metropolitano de MOC, dom José Alberto Moura pediu para esta Cáritas priorizar ações emergenciais, como socorro a vítimas de secas, enchentes e terremotos. Efetivada como presidente da Cáritas, Luzia Alane Rodrigues Dias leu toda a agenda de 2012 da Cáritas Regional Minas Gerais. Ela era a vice-presidente, eleita em Assembleia em 28 de abril de 2011. Em virtude da renúncia do então presidente em 1º de abril do mesmo ano, Eduardo Rodrigues Madureira, Luzia Dias assume formalmente a Cáritas Arquidiocesana.

Nenhum comentário: