ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Uma fé sem amor não é autêntica", afirma Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo no Amor de Maria com a Intercessão de Todos Os Santos...

A fé nos habilita para praticar as boas obras. Somos cristãos porque acreditamos e temos fé em Cristo e sabemos que Ele tem poder. Na Carta de Tiago, vemos a exortação da fé que vai desembocar nas boas obras. Assim diz São Tiago: “O nosso pai Abraão foi declarado justo: não será por causa de sua prática, até ao ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? Como estás vendo, a fé concorreu para as obras e, graças às obras, a fé tornou-se completa. Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: 'Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta da justiça, e ele foi chamado amigo de Deus'. Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé. Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta” (cf. Tg 2, 14-26).

Infelizmente muitos têm fé em Deus e em Cristo, mas, na prática, não agem como pessoas de fé, praticam o mal, a injustiça e vivem como se Deus não existisse, misturando-se com o materialismo, com o individualismo e egoísmo, sem pensar no próximo e nem na caridade aos mais fracos (1).

“A fé orienta-se para o amor”, afirma o santo padre, o papa Bento XVI, durante a missa presidida por ele no domingo (19/02), diante dos 22 novos cardeais. O papa Bento XVI celebrou no domingo a missa da Solenidade da Cátedra de São Pedro, também em ação de graças pelos 22 novos cardeais criados no sábado (18/02), durante o Consistório Público realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Durante a homilia, o santo padre fez uma explicação sobre o sentido do chamado de Pedro que foi citado por Jesus como a "rocha" que conduziria a Igreja de todos os tempos. A partir dessa reflexão, o sumo pontífice falou sobre a fé professada que deve gerar a vivência da caridade. "Com efeito, o fato de presidir na fé está inseparavelmente ligado à presidência no amor. Uma fé sem amor deixaria de ser uma fé cristã autêntica", disse (2).

Bento XVI também falou sobre a essência da Igreja que, segundo ele, baseia-se sobre a vivência da caridade e sobre a Palavra de Deus. "A Igreja é o lugar onde Deus ‘chega’ a nós e de onde nós ‘partimos’ para Ele. A este mundo que tende a fechar-se a si próprio, a Igreja tem a missão de o abrir para além de si mesmo e levar-lhe a luz que vem do Alto e sem a qual se tornaria inabitável", enfatizou.

Ao final da homilia, o santo padre pediu que os cardeais seguissem com esmero a vivência da caridade que, segundo ele, deve orientá-los no ministério pastoral. "Amados irmãos e irmãs, a nós, a cada cristão, está confiado o dom deste amor: um dom que deve ser oferecido com o testemunho da nossa vida. Esta é, de modo particular, a vossa missão: venerados Irmãos Cardeais: testemunhar a alegria do amor de Cristo", pediu (2).

As palavras do papa foram ditas no dia em que celebramos a cátedra de Pedro, onde o papa celebrou a fé de Pedro em Cristo, tornando-se o primeiro papa da Igreja. Esta solenidade seria na quarta-feira. Como será a Quarta-Feira de Cinzas (22/02), então esta solenidade foi transferida para o domingo, em Roma, na missão com os novos cardeais que foram nomeados no sábado.

Deus é louvado nas atitudes dos cristãos no mundo. Não podemos nos omitir diante da verdade de Deus. Deus quer que o homem se liberte e levante-se da inércia para fazer o bem acontecer entre nós. Que a partilha, o amor e a solidariedade se tornem real no meio de nós e que Deus seja aderido por todos (1).

Amém!!!


(1) > Reflexão do Teólogo José Benedito Schumann Cunha - 19-02-2012
(2) > www.cancaonova.com

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br



Nenhum comentário: