ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Jesus olha os excluídos

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs no amor de Cristo solidário e na proteção de Maria no título de Nossa Senhora das Graças...

A vida comunitária exige desprendimento de cada um, amor e dedicação de todos. Todos são responsáveis pelo êxito ou fracasso da igreja paroquial, pois formamos uma corrente, se estivermos unidos. Então somos fortes e, se algum de nós estiver quebrado ou desunido, vem o desânimo e o afastamento dos seus membros. Que a liturgia de hoje nos faça reconhecer os nossos progressos e dar glória a Deus por isso, e pedir perdão pelas coisas que não foram boas.

Que agora cada um de nós prossiga com firmeza e vontade. Somos parte da Igreja que se manifesta como luz de Cristo e isso acontece na medida em que sintamos repensáveis na participação da comunidade paroquial nos diversos serviços pastorais, na doação do dízimo e da oferta, que está ao alcance de cada um para a realização dos diversos trabalhos e compromissos da paróquia. Assim, vamos caminhando rumo à eternidade, construindo já aqui uma Igreja viva e participativa que celebra os dons gratuitos de Deus que dá a cada um de nós sabedoria e outros dons.

A liturgia de hoje que celebramos nos faz ver a necessidade de ter um carinho especial com os pobres e excluídos da nossa sociedade. Jesus liberta as pessoas do mal e tudo que escraviza o homem. O evangelista Marcos vai aos poucos nos mostrando quem é Jesus. Cristo não é descrito pelo evangelista, mas este o mostra agindo para bem do povo sofrido.

A Palavra de Deus é luz que ilumina e nos faz ver claramente quem é Deus. Ele nos ama muito. No Livro do Levítico, nos é mostrada severa discriminação de leprosos, como hoje acontece com outras pessoas. Na Lei de Moisés, nos é dito: "O leproso andará com vestes rasgadas, cabelos soltos e barba coberta... Viverá isolado, morando fora do acampamento... Ao se encontrar com alguém, deve gritar: sou impuro..." (Lv 13, 1-2.44-46).

Essa atitude daquele tempo para hoje nos parece estranha, mas, para aquela época, tinha a preocupação do contágio e ainda o povo hebreu achava que era castigo de Deus. Por isso, tinha que estar longe e fora da comunidade. Atualmente, ainda temos gente que agem como hebreus com pessoas marginalizadas socialmente.

Na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, nos é feito o convite a "fazer tudo para a glória de Deus". Devemos agir e fazer o bem e esta atitude de cada um de nós faz com que Deus seja glorificado. Será que agimos assim ou achamos que nós que devemos ser exaltados? (1 Cor 10, 31-11, 1).

O evangelista nos mostra como Jesus agiu diante de um leproso que aproximou Dele. Jesus compadece desse homem excluído e vê a humilhação que passava. O leproso reconhece Jesus como Deus. Por isso ele ajoelha diante de Jesus e pede. Jesus estende a mão e toca-o, e cura-o do mal da lepra. Jesus tem poder e ordena a doença a desaparecer.

O gesto de Jesus em primeira vista parece que contrariou a Lei de Moisés, pois era proibido aproximar e tocar em um leproso, mas, em seguida, manda o curado se apresentar ao sacerdote como manda a lei para ele se integrar novamente à comunidade. Ao ser curado, ele torna-se uma testemunha ardorosa de Jesus. Esse homem é um filho de Deus. Por isso Deus o ama e o integra à comunidade (cf. Mc 1, 40-45).

O sacramento da penitência nos integra à Igreja, pois o pecado nos tira da comunhão com Deus e com os irmãos. Jesus vem até nós, nos acolhe, nos abraça e nos perdoa de tudo. Então podemos começar uma vida nova. Será que há alguém que se sente excluído na nossa comunidade? O que fazemos para integrá-lo? Temos abertura para aqueles que são diferentes e marginalizados? Valorizamos o sacramento da reconciliação?

Que esta liturgia nos ajude aproximar-nos dos que mais precisam de nós, dando a eles apoio e uma mão que os levanta do chão.

Que cada um se aproxime da Igreja como filho que quer estar junto de Deus e das pessoas.

Amém!!!


Texto pensado, produzido e escrito para ser publicado em 12-02-2012


Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!!!

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PRÓXIMAS REUNIÕES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


13/02/2012 às 18h
05/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
Telefone: (38) 3213-3060
Site: www.bompastor.org.br


Nenhum comentário: