ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Amor de Deus dá sentido à vida, exalta Bento XVI


Estamos na quarta-feira da Oitava da Páscoa. 

Estamos com o coração repleto de alegria pela ressurreição de Jesus que nos anima para continuar a missão dele rumo à eternidade. A nossa vida se reflete na vida que nunca mais acaba de Jesus. Por isso devemos aderir a Ele plenamente. Devemos ser a favor da vida sempre e nada pode substituí-la. Deus tem o poder de dar vida a tudo e só Ele tem o direito de ser juiz dela. Nós morremos naturalmente uma vez e vamos ressuscitar porque Cristo nos deu essa garantia vinda da sua paixão, morte e ressurreição. Jesus tira todo o nosso medo e nos faz sentir a sua presença no partir do pão e isso nos impulsiona para a missão evangelizadora (1).

“Deixai-vos encontrar por Cristo Ressuscitado”, exaltou o santo padre, o papa Bento XVI, na Catequese desta quarta-feira. Nesta primeira Catequese depois da Páscoa, o papa Bento XVI enfatizou que a confiança em Cristo Ressuscitado “tem o poder de dar a vida, a liberta do medo, dá a ela firme esperança, a torna animada por aquilo que dá sentido à existência, o amor de Deus”. Aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, Bento XVI falou da experiência dos primeiros discípulos e como ela faz refletir sobre o sentido da Páscoa (2).

“A paz que Jesus traz é o dom de salvação que Ele havia prometido durante os seus discursos de despedida: ‘Vos deixo a paz, vos dou a paz (Jo 14, 27). Neste dia da Ressurreição, Ele a doa em plenitude e ela se torna para a comunidade fonte de alegria, certeza de vitória, segurança no apoiar-se em Deus. ‘Não se turbe o vosso coração, e não tenhais medo’ (Jo 14, 1) diz também a nós”, salientou o papa nesta quarta-feira (11/04) [2].

Também hoje o Ressuscitado, explica o papa, entra nas casas e no coração, apesar de, às vezes, as portas estarem fechadas. Só Ele pode atravessar estas portas e fazer retomar o caminho a quem vive desanimado e sem esperança. Foi isto que experimentaram os dois discípulos de Emaús. O santo padre salienta que, por meio da escuta da Palavra e do gesto de partir o pão, os discípulos reconheceram a Jesus. Assim, “também nós, escutando a palavra de Deus e participando na Eucaristia, experimentamos Cristo presente junto de nós, dando-nos alegria e paz, vida e esperança”. “Deixai-vos encontrar por Cristo Ressuscitado, pois só Ele tem o poder de dar a vida e fazer renascer como filhos de Deus: Ele libertar-vos-á do medo e dará pleno sentido às vossas vidas”, reforçou o sumo pontífice especialmente aos peregrinos de Língua Portuguesa (2).

As palavras do papa sempre são oportunas. A experiência vivida pelos discípulos de Emaús, que estavam fugindo de Jerusalém por causa dos últimos e horríveis acontecimentos com Jesus - pareciam que era o fim -, é exemplar. Jesus vive agora, vai ao encontro deles e trava um diálogo catequético com eles.

Semana Santa na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros, Norte Sertanejo de Minas Gerais

A partir daí, eles dialogam com Jesus e, aos poucos, eles foram sendo preenchidos da verdade de Deus vivo, mas o reconhecimento pleno de Jesus por eles foi quando Jesus, à mesa, partiu o pão e depois desaparece.

Agora não precisamos da presença física de Jesus, pois Ele nos fala sempre pela sua palavra e nos dá o pão da vida que é o seu corpo a nós. Cada vez que celebramos a Eucaristia, temos a certeza de que Deus vive e está no meio da assembleia orante que quer construir uma comunidade justa e fraterna, onde a partilha acontece no amor cristão vivido de modo autêntico.

Jesus vive e é a nossa alegria!!!

Amém!!! (1)

(1) Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha
(2) www.cancaonova.com 11-04-2012

Nenhum comentário: