ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 8 de abril de 2012

Na Festa da Páscoa, Bento XVI destaca vida de Maria Madalena



Temos um Deus que caminha conosco, dando-nos vida e eternidade. É um Deus presente que sempre nos ajuda a encontrar o bom caminho que leva ao céu. A sua voz não nos deixa confundidos, pois ela soa nos nossos ouvidos como um pastor que chama suas ovelhas para levar aos prados verdejantes e águas puras e também ao aprisco seguro. A Igreja, na voz do papa, nos orienta e nos leva as verdades de Deus que nunca erram, pois a sua mensagem difundida é a do Evangelho de Jesus. Oxalá que cada cristão possa aderir plenamente a Jesus que traz o bem que permanece (1).


Às 10h e 15min, no horário de Roma, Itália (5h e 15min no horário de Brasília/DF), de domingo (08/04), o santo padre, o papa Bento XVI, presidiu a Missa de Páscoa da Ressurreição do Senhor, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A celebração, que se inicia com o rito “Ressurexit”, a abertura do ícone do Ressuscitado, contou com participação de peregrinos de todo o mundo. Hoje, o santo padre não fez a homilia, uma vez que, logo após a missa, ele dirigiu ao mundo a Bênção Urbi et Orbi, que significa “De Roma para o Mundo”, a qual foi precedida por uma mensagem (2).


Durante a mensagem, o santo padre se deteve sobre a figura de Maria Madalena que, segundo ele, representa a experiência vivida por cada cristão. “É um encontro que muda a vida: o encontro como um Homem único, que nos faz sentir toda a bondade e a verdade de Deus, que nos liberta do mal, não de modo superficial e passageiro, mas liberta-nos radicalmente, cura-nos completamente e restitui-nos a nossa dignidade”, explicou. Ainda durante a mensagem, o sumo pontífice dirigiu palavras de esperança a todo o Oriente Médio, sobretudo aos habitantes dos países envolvidos em conflitos. “Cristo Ressuscitado dê esperança ao Oriente Médio para que todas as componentes étnicas, culturais e religiosas daquela região colaborem para o bem comum e o respeito dos direitos humanos” (2).

“De forma particular, cesse, na Síria, o derramamento de sangue e adote-se, sem demora, o caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação, como é vivo desejo também da comunidade internacional”, disse. Após a mensagem, Bento XVI concedeu a bênção solene Urbi et Orbi (de Roma para o mundo), através da qual, todos os fieis podem receber a indulgência plenária e só é realizada em três ocasiões: logo após a eleição de um pontífice, nas solenidade do Natal e da Páscoa. Logo em seguida, entre as inúmeras saudações em diversas línguas, o papa desejou Feliz Páscoa a todos os povos de Língua Portuguesa (2).

“Uma Páscoa Feliz com Cristo Ressuscitado!”, exclamou.

A Igreja dá testemunho do Ressuscitado e nos chama para promover a Paz duradoura, porque o nosso coração está repleto de alegria naquele que nos dá vida eterna. Jesus é a nossa Páscoa. Somente Ele pode trazer vida e vida em abundância a nós. Somos vencedores no Cristo vivo e ressuscitado. Não devemos jamais fechar o nosso coração ao Deus da Vida, pois podemos cair no engano e na morte eterna. Hoje é Páscoa do Senhor, é o dia que Deus fez para nós e Nele exultemos de uma alegria que não tem fim. Sejamos então homens novos que transmitem a todos que vale a pena viver o amor solidário, a promoção da dignidade humana e a saúde para todos (1).

Amém!

(1) Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha 08-04-2012

Nenhum comentário: