ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Devemos ser testemunhas do Cristo Ressuscitado


No tempo da Páscoa do Senhor, a liturgia nos mostra as primeiras aparições aos apóstolos, pois eles agora que vão ter a missão de continuar a sua obra salvadora, difundindo o Evangelho. Hoje somos nós que fomos convocados por Jesus para a missão Dele no mundo. Pelo Batismo, temos a graça do Espírito Santo que nos impulsiona para trabalhar para o Reino de Deus iniciada por Cristo.

O evangelista Lucas nos mostra a visita do Ressuscitado à comunidade e faz uma convocação para que cada membro dela seja testemunha Dele em todos os lugares que eles forem (cf. Lc 24, 35-48). Jesus é o centro da comunidade, onde Ele aparece dando a cada um a sua paz duradoura. A primeira impressão deles era de ter visto um fantasma. Jesus se mostra na prova física do seu corpo marcado pela crucificação. As escrituras já tinham falado que Jesus tinha que sofrer e depois ressuscitar após três dias da sua morte. Jesus diz: “Vós sereis minhas testemunhas”.

O que significa ser testemunha? Significa conhecer, viver e anunciar a mensagem de amor que Jesus trouxe à humanidade. Hoje Cristo está vivo na sua Igreja anunciando e continuando a sua missão.

Na Carta de São Pedro, vemos Ele já cumprindo essa missão dada por Jesus com coragem. “Ele anunciou em bom tom que o Cristo que vós matastes Deus o ressuscitou dos mortos e, disso, nós somos testemunhas”. Aqui Pedro agia com destemor e coragem com sinais em nome do Cristo vivo. Ele pedia que todos se arrependam, convertam para o perdão de todos os pecados. Hoje Deus pede isso de nós. Ele quer fazer maravilhas em nossa vida, mas precisa de nossa adesão a Ele completamente (cf. At 3, 13-15.17-19).

Na Primeira Carta de São João, nos é lembrado que devemos ser testemunhas com vida autêntica, pois, como está escrito: “Quem diz conhecer o Senhor e não vive a sua mensagem é mentiroso e a verdade não está nele...”. Isso quer dizer que devemos viver a fé ligada à vida e, deste modo, que, pela vida, nós demonstramos que conhecemos e acreditamos em Deus.

Temos um intercessor junto ao Pai, quando pecamos e perdemos a graça. Jesus vem em nosso socorro para nos levantar das quedas (cf. 1 Jo 2, 1-5).

No Evangelho de Lucas, nos é mostrado que a ressurreição de Jesus é um fato real, mas os apóstolos demoraram para acreditar, pois este caminho foi longo e difícil. Jesus os catequizou com a sua presença dando a paz e a certeza nos seus corações. Nós também passamos por esse processo, mas nós podemos ver Jesus ressuscitado na comunidade que participamos. Esse caminho é contínuo num crescimento diário de fé no Cristo Vivo. E é na comunidade que amadurecemos a nossa fé em Jesus. Os nossos olhos se abrem e aquecem o nosso coração quando O ouvimos e O recebemos na Eucaristia.

Agora somos testemunhas de Cristo neste mundo que precisa da Sua presença para dar valor à dignidade humana na defesa da vida, da saúde, da moradia e da educação que promova todas as pessoas, principalmente os doentes, excluídos e idosos abandonados de nossa sociedade capitalista.

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
22-04-2012

Nenhum comentário: