ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jesus é um bom pastor que podemos confiar


Queridos irmãos e irmãs, 

Neste Quarto Domingo da Páscoa (29/04), celebramos o Domingo do Bom Pastor. Jesus é o Bom Pastor que podemos confiar. Mesmo nas horas mais difíceis da nossa vida, contamos com Ele. Infelizmente, a nossa sociedade é ainda marcada por injustiça, ganância e egoísmo que trazem muito sofrimentos às pessoas, deixando-as excluídas do banquete da vida.

No Antigo Testamento, temos a figura do Pastor e nós conhecemos os grandes pastores que foram Abel, Moisés, Davi, etc. Sabemos que a região era hostil e árida. Por isso o pastor era uma figura vital para a sobrevivência das ovelhas. Como eles permaneciam muito tempo com elas, então havia uma afinidade muito grande entre ele com elas.

Deus se compara ao Pastor (cf. Ez 34, 15), pois, nos momentos mais difíceis do Povo, Ele está presente, cuidando, defendendo e alimentando o seu povo. Os reis de Israel eram considerados por Deus seus pastores, e o maior deles foi Rei Davi.


No Livro dos Atos dos Apóstolos, vemos Pedro respondendo, com firmeza, ao sinédrio sobre a cura operada por ele a um aleijado em nome de Jesus Cristo. Pois Jesus foi crucificado e está vivo e operando maravilhas por intermédio dos apóstolos e hoje opera ainda nos seus seguidores que querem viver em contínua comunhão com Ele em uma vida autêntica de compromisso com a implantação do Reino de Deus já no nosso meio (cf. At 4, 8-12).

Sabemos que Jesus é o único salvador e pastor que cuida de cada um de nós, sem nenhum interesse, pois Ele nos ama muito e nos deu prova disso morrendo por nós e, ressuscitando, apresenta todo dia na sua Palavra proclamada na Igreja e na Eucaristia que nos faz irmãos uns dos outros.

Na Primeira Carta de São João, vemos a constatação para nós que todos são filhos de Deus e é por isso que devemos agir como tal. Não se concebe entre nós ódio, desavença, rancor, vingança, injustiça, falta de amor e perdão, pois Deus é puro amor e nos ama e perdoa sempre com misericórdia e justiça (cf. 1 Jo 3, 1-2). 


No Evangelho de São João, vemos o próprio Jesus afirmando que é o Bom Pastor. Aqui está a prova de que Deus é pastor, pois Jesus é o Deus na pessoa de filho de Deus. Jesus nos ensina, como um bom catequista que Ele é, que vai nos conduzir para prados verdejantes e para as aguas puras onde há vida em abundância.

Jesus nos protege dos malfeitores e mercenários que surgem para dispersar as ovelhas do rebanho do Senhor. Jesus não nos ilude com promessas vãs e interesseiras, Ele é a verdade que nos liberta de todo mal. Jesus chama a todos para serem bons pastores onde estiverem, isto é, na comunidade, na família, na sociedade e na Igreja (cf (Jo 10, 11-18).

Para sermos fieis a Jesus, devemos escutá-Lo sempre e segui-Lo, e também ser dóceis e obedientes à Igreja de Cristo, que é comandada por Pedro, que hoje é o santo padre, o papa Bento XVI. Por que ficamos com os nossos interesses particulares, sem nos preocuparmos com os outros? Por que não seguimos Jesus que é o Pastor por excelência que nos leva à verdadeira vida e bem?

Que a liturgia nos ajude a entender e compreender que, seguindo a Jesus e vivendo o que Ele nos ensinou, vamos encontrar a verdadeira felicidade, no amor e na simplicidade das nossas atitudes no mundo.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
28-04-2012

Nenhum comentário: