ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Deus fala através de profetas e missionários


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Na Força do Espírito Santo e acalentados no amor de Deus, estamos no 14° Domingo do Tempo Comum. A Liturgia nos ajuda a estarmos atentos, na Palavra de Deus, para ouvirmos o que Deus quer de cada um de nós. Deus sempre nos fala através de fatos da vida e dos missionários que levam a boa nova em cada lugar. Deus faz ouvir a sua voz através de pessoas que são chamadas para esse fim.

Hoje, ouvimos, nas leituras bíblicas, três pessoas escolhidas para serem portas-vozes da sua Palavra que liberta e nos faz ver a verdade de Deus na sua justiça. Deus é sempre fiel a nós.

No Livro de Ezequiel, encontramos o chamado de Deus que tem as seguintes características: primeiro lugar, Deus é sempre quem toma a iniciativa, pois Ele sempre está atento ao seu projeto de salvação da humanidade que foi descaída pelo pecado; segundo lugar, quem é chamado sempre é o homem e, em terceiro lugar, tem a missão de ser o porta-voz de Deus no meio do povo.

Deus precisa de pessoas comprometidas com a sua causa que é de justiça e liberdade para todos. Se caminharmos com Deus, estaremos em plena vida, porque Deus nos quer livres para amá-Lo e a todos que nos cercam (cf. Ez 2, 2-5).

Na Segunda Carta de Paulo aos Coríntios, vemos Paulo que nos fala sobre a sua experiência de apóstolo, que tem a missão de falar de Jesus Cristo a todos. Deus age através das pessoas, mesmo que elas sejam fracas, mas elas são instrumentos que Deus capacita para o êxito da missão evangelizadora.

A nossa limitação é enriquecida pela graça de Deus. Nada pode atrapalhar a missão, mesmo os espinhos que temos que enfrentar em nossa vida. A graça de Deus nos fortalece. Isto é, como está escrito. “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”.

Então, devemos acreditar que Deus estará sempre nos ajudando para enfrentarmos todos os obstáculos na nossa missão de pastoral, de família e de vida de sociedade (cf. 2 Cor 12, 7-10).

No Evangelho de Marcos deste próximo domingo (08/07), nós nos deparamos com a experiência de Cristo. Encontramos Jesus, em Nazaré, que ensina as pessoas na sinagoga, lugar do encontro do povo com a Palavra de Deus. Jesus é admirado pela eloquência da sua sabedoria, dos milagres que Ele fazia e ficaram surpresos por esses eventos, pois sabiam que Jesus era o filho de Maria e reconheciam Nele a profissão de carpinteiro.

Isso os fazia não acreditar que Jesus era o Messias, embora Jesus manifestasse sinais messiânicos. Sabemos que o profeta provoca reação, pois ele tem a missão de anunciar, denunciar os erros e ainda de corrigir os rumos de quem está em caminhos errados que levam à desgraça e à morte.

É inerente ao apostolado sofrimento, perseguição e incompreensão e que pode provocar até a morte dos que anunciam a verdade de Deus. Deus sempre se mostra na ação simples e nas nossas fragilidades humanas. Deus ama os humildes porque eles estão sempre abertos a Deus e colocam a sua vida nas mãos Dele. Deus nos chama e é Ele que vai dar as forças e graças para cumprirmos bem a missão do nosso apostolado (cf. Mc 6, 1-6).

Assim, queridos irmãos e irmãs, nós, pelo Batismo, temos essa missão: a de levar a boa nova de Jesus a todos que precisam. Não podemos temer nada, mesmo as indiferenças e incompreensões. Devemos estar atentos que Jesus disse hoje para nós: “um profeta não é estimado entre os seus”.

Isso nos encoraja, pois mesmo esse episódio não fez Jesus abandonar tudo e voltar àquela vida que Ele tinha em Nazaré com sua mãe e no seu trabalho de carpinteiro. Ele foi fiel à vontade de seu Pai, que é de trazer para nós de volta a graça e a vida eterna, através da sua paixão, morte de cruz e da sua gloriosa ressurreição.

Que possamos nos espelhar nos exemplos dos profetas e apóstolos. Vamos seguir Jesus e nos aderir a Ele com ardor e vontade de fazer este mundo mais humano e cristão entre todos nós.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
05-07-2012

Nenhum comentário: