ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 7 de julho de 2012

Deus vem em socorro dos mais pobres e humildes


Queridos irmãos e irmãs, no amor de Deus, e na intercessão de Maria e Santo Antônio...

A liturgia de hoje nos faz pensar como que Deus zela pelos humildes e pobres. Ele sempre está atento e não deixa por muito tempo a exploração dos poderosos e maus contra os pequenos e pobres. Estamos celebrando a memória de Santa Maria Gorete e que ela nos ajude a responder a Jesus sempre com uma vida em busca de santidade.

No Livro do Profeta Amós, refere-nos à ganância dos ricos que sempre procuram uma maneira de tirar proveito e explorar os excluídos da nossa sociedade. Sempre estão procurando um jeito de ganhar mais e não se preocupam com as necessidades das pessoas que mais precisam.

Querem dominar os pobres com dinheiro e dão pares de sandálias para poder depois dar os refugos do trigo com exploração. Mas, Deus não deixa isso passar por muito tempo. Deus é justiça e desmascara a maldade com seu poder, não deixando que os ricos vangloriem da injustiça praticada com os pobres.

Quem ouve a Palavra está sempre na felicidade e verdadeira paz, mas os que não ouvem vão sentir a falta da Palavra de Deus que é vida e alimento que dão dignidade à pessoa humana (cf. Am 8, 4-6.9-12).

É feliz a pessoa que segue os preceitos do Senhor, pois o nosso Deus é rico em misericórdia e bondade. Não precisamos apenas de pão material, mas precisamos principalmente do pão espiritual que vem da Palavra de Deus e da Eucaristia que nós nos alimentamos na comunidade junto com os nossos irmãos.

O Evangelista Mateus nos mostra Jesus chamando-o para ser apóstolo Dele e foi cear com ele na sua casa juntamente com seus discípulos. Isso demonstra que Jesus o acolheu verdadeiramente. Muitos amigos de Mateus foram à sua casa e provocaram uma discussão e questionamento entre os escribas e fariseus sobre a atitude de Jesus dizendo: por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?

Jesus sabe da dúvida dos seus corações e os exorta dizendo: aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa “Quero misericórdia e não sacrifício”. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (cf. Mt 9, 9-13).

Queridos irmãos e irmãs,

Nós devemos aprender cada vez mais a ter amor e misericórdia com os nossos irmãos e irmãs que pecam ou que estão no caminho errado. O mundo precisa chamar as pessoas para o correto caminho que Deus planejou para todos.

Não podemos dificultar a entrada deles na nossa comunidade. Devemos acolhê-los como Jesus fez com Mateus. Esse estava no caminho errado, explorando o povo, cobrando os impostos a mais e desta maneira ele se enriquecia cada vez mais.

Devemos avaliar as nossas atitudes e confrontá-las com a atitude de Cristo. Que esta liturgia nos ajude a ser solidários com todos que sofrem, e a viver a partilha entre nós para que a justiça e a paz estejam conosco sempre.

Amém!!!

Santa Maria Gorete, rogai por nós!

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós.

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
06-07-2012


Nenhum comentário: