ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O cristão é chamado a ser missionário


Estamos no 15º Domingo do Tempo Comum e a Liturgia nos chama a atenção para a missão que devemos desempenhar no mundo. O mistério de Cristo é revelado a cada dia para nós. Cabe a cada um de nós aderirmos de modo consciente e cheio de ardor para que o mundo inflame do amor de Deus.

As leituras bíblicas deste domingo nos falam de alguns exemplos do chamado de Deus para a missão no mundo. São sempre pessoas simples, mas abertas à graça de Deus. A abertura de cada um depende da disponibilidade da pessoa para responder com vontade e decisão para transformar o mundo para Deus.

No Livro de Amós, temos a missão desse profeta, que era pessoa simples e humilde, e que se dispôs ser instrumento de Deus. Sabemos que, após a morte de Salomão, o reino dele se dividiu em dois reinos, um chamado Israel do Norte e outro de Judá do Sul.

O Reino do Norte era próspero, com classes privilegiadas, mas, de outro lado, lá existia uma miséria da classe mais desfavorecida e pobre. O rei que estava no poder, para manter-se no cargo, fez acordos, manipulando a própria religião a seu favor. Uma decisão sua foi a proibição de peregrinação a Jerusalém, que se situava no Sul. Por causa disso, criou o Templo de Betel. Custeava os sacerdotes e os cultos mais solenes de lá.

Isso tudo em troca de apoio ao seu governo. Nesse contexto, o profeta Amós, que era do Sul, foi chamado por Deus e enviado ao Norte. Ele tinha uma missão de denunciar os erros do rei e das injustiças praticadas pelos poderosos. Isso provocou rejeição e perseguição dos que estavam incomodados com as verdades que ele falava.

Assim acontece na nossa vida de comunidade. Muitas vezes, quando denunciamos os erros ou as acomodações das pessoas que ficam a mercê daqueles que enganam os pobres e humildes para ficarem nos privilégios das funções, praticando toda forma de injustiça, sofremos oposições e perseguições.

Aqui vemos Amasias expulsando Amós. Amasias era sacerdote profissional do templo de Betel. Assim, ele diz a Amós: “Sai daqui, vá para Judá… Come lá o teu pão e profetiza por lá...”. Ele, sem medo, responde que não é profeta profissional, mas chamado por Deus. Deus não é da injustiça. Amós diz, desse modo, a Amasias: “Sou vaqueiro e cultivo figos silvestres. Mas o Senhor me tirou do rebanho e me ordenou: vai profetizar o meu povo, Israel”.

Desse modo, Amós não fica preso aos poderosos que querem tudo com o dinheiro injusto. O compromisso do profeta é com a verdade e justiça que vem do Deus da Vida (cf. Am 7, 12-15).

Na Carta de São Paulo aos Efésios, encontramos o Hino de Louvor a Deus por ter nos escolhidos para a herança divina e que nos faz entender o Hino que exalta o Plano de Deus: Deus nos escolheu antes da criação do mundo e nos predestinou a sermos seus filhos adotivos.

Cristo Deus é quem nos chama para a vida e para uma eternidade feliz. Desde o nosso existir, somos amados por Deus e ainda Ele nos quer salvos. Deus nos chama de filhos amados no seu Filho Jesus Cristo (cf. Ef 1, 3-14).

O Evangelista Marcos nos mostra o chamado dos apóstolos por Jesus e podemos ver claramente a missão deles. Jesus chama a cada um e dá uma missão de pregar e os envia de dois a dois para isso. Dá poder e deste modo as suas ações vão ser acompanhadas de curas e prodígios maravilhosos, mostrando assim que, por intermédios deles, Deus pode operar maravilhas entre os homens (cf. Mc 6, 7-13).

Na comunidade, aprendemos a ser instrumentos de Deus. Devemos sempre trabalhar juntos para que Deus possa agir para o bem de todos. As misérias e o mal não vêm de Deus. Por isso Deus, através dos apóstolos e também de nós, pode combater e livrar as pessoas dessas escravidões que não deixam a pessoa ser livre e amar a Deus de todo coração.

Na missão, devemos agir como pessoas simples que se colocam a serviço do Reino de Deus, sem nenhuma ostentação e acúmulo. O missionário deve confiar na ação de Deus e se por ao trabalho, sem nada exigir. Cada cristão vai colher os frutos que vêm da nossa disponibilidade e amor na tarefa que Deus confia a cada um de nós.

Desse modo, vamos nos dispor ao serviço na comunidade, na família e na sociedade para que Deus seja conhecido e vivido na nossas vida.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
13-07-2012

Nenhum comentário: