ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Eucaristia é encontro do homem com Deus”, salienta Bento XVI


Fazemos parte da Igreja de Cristo que tem como marca a partilha e multiplicação dos bens a favor dos necessitados. Ninguém fica fora do banquete do Senhor. A mesa tem lugar para aqueles que sabem doar a sua vida a favor dos mais necessitados. O gesto da multiplicação dos pães a partir de um menino que põe à disposição de Jesus cinco pães e dois peixes para serem distribuídos vem para nos mostrar então o grande acontecimento do milagre da multiplicação. Deus vem em socorro do seu povo e não o deixa faminto. Nós somos a Igreja do pão partido. Precisamos nos comprometer mais com os sofredores e necessitados do nosso tempo, imitando o gesto de Jesus que não ficou insensível à fome da sua palavra e do pão material (1).

Bento XVI fez a proclamação do Angelus Domini da sacada do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. Na proclamação da Oração Mariana do Ângelus deste domingo (29/07), o santo padre, o papa Bento XVI, falou sobre a Eucaristia, “permanente grande encontro do homem com Deus, no qual o Senhor se faz alimento, dá a Si mesmo para nos transformar Nele”.

O santo padre salientou que Cristo é quem sacia a fome do homem, a fome de algo profundo, a fome de orientação, de sentido, de verdade, a fome de Deus. “Queridos irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor que nos faça redescobrir a importância de nos nutrirmos do corpo de Cristo, participando fielmente e com grande consciência da Eucaristia, para estarmos sempre mais intimamente unidos a Ele”, disse Bento XVI. 


Ao mesmo tempo, o sumo pontífice pediu que todos rezassem para que jamais falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna e sejam abatidas as desigualdades não com as armas da violência, mas com a partilha e o amor (2).

Aos fiéis e peregrinos reunidos no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o papa falou também sobre o milagre da multiplicação dos pães, descrito no Capítulo 6º do Evangelho de João. Nesta passagem, vem destacada também a presença de um garoto que, diante da dificuldade de alimentar tanta gente, coloca em comum o pouco que tinha: cinco pães e dois peixes (cfr. Jo 6, 8). “O milagre não se realiza do nada, mas de uma primeira e modesta partilha daquilo que um simples garoto tinha consigo. Jesus não nos pede aquilo que não temos, mas nos faz ver que se cada um oferece aquele pouco que tem, o milagre pode sempre acontecer: Deus é capaz de multiplicar o nosso pequeno gesto de amor e nos tornar participantes do seu dom”, destacou Bento XVI (2).

A palavra do nosso papa Bento XVI e a liturgia de hoje nos ajudam a termos olhos para os pobres necessitados desse mundo. Não precisamos fazer algo grande, mas basta colocar o pouco que temos a favor dos que precisam. Há muita coisa por fazer e não podemos nos acomodar na nossa vida tranquila quando muitos passam necessidades do pão material, da educação, da saúde, do emprego, de saneamento básico e da palavra de Deus. Temos que fazer acontecer a partilha entre nós e não ficarmos acomodados no nosso mundo particular. A sociedade exige de nós gestos de amor sincero que leva vida em abundância a todos (1).

Amém!

(1) José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com
Bacharel em Teologia
29-07-2012

Nenhum comentário: