ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Padre “Beleza, Beleza do Chapéu” participa de Encontro Nacional da Pascom

Ele é de São Sebastião do Passé, na Bahia. Comemorará, em agosto deste ano, 10 anos de ordenação sacerdotal. É padre diocesano da Arquidiocese de Montes Claros. E já ganhou um presente antecipado. Participa do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. É o padre Inivaldo Fernandes de Lima, o padre “Beleza, Beleza do Chapéu”, na foto abaixo sem chapéu, mas com um violão.

 
Por onde passa, padre Fernandes encanta fieis com sua descontração. Basta ter uma caixinha de fósforo nas mãos que ele improvisa um instrumento e vai logo se unir aos ministérios de música que animam a vida eclesial. A Paróquia São Geraldo de Salinas, a Paróquia São Sebastião de Taiobeiras, a Quase-Paróquia São Sebastião de Berizal, a Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus de Santa Cruz de Salinas, a Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus de Rubelita, todas no Setor Norte Arquidiocesano, já sentiram o carisma deste baiano arretado que gosta de farinha, pimenta e de franco caipira. 

 
É torcedor cruzeirense apaixonado. Saiu recentemente para pastorear a Quase-Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cristália, no Setor Leste Arquidiocesano. Mas já está de volta como pároco de Santa Cruz de Salinas. Padre Fernandes envia por e-mail fotos da sua chegada à Aparecida (SP), onde participa do 3º Encontro Nacional de Pastoral da Comunicação. Desde seminarista, este sacerdote se envolve profundamente com os rumos da comunicação paroquial e arquidiocesana. 


           

Durante toda a tarde desta sexta-feira (20/07), os quase 600 participantes do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) estiveram no subsolo do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), onde foram realizados os seminários temáticos por interesse. O objetivo foi oferecer formação teórica e prática em diversos temas de comunicação.

Foram quatro seminários temáticos: “Pascom na internet”, em que se discutiu o webjornalismo, redes sociais e mídias convergentes; “A Pascom e pastorais específicas”, que refletiu sobre o diálogo com a catequese, liturgia e juventude; “A Pascom no rádio”; e “Planejamento e captação de recursos para Pascom”. Cada participante escolheu um deles para acompanhar.

O seminário sobre captação de recursos atraiu a atenção de grande número de participantes, especialmente de quem ainda está começando a implantação da Pascom em sua paróquia. É o caso de Suelen Barbosa, coordenadora da Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro. Para ela, as orientações apresentadas no seminário a encorajam a prosseguir com a missão.

“Os dois maiores desafios de agentes da Pascom nas paróquias são, em primeiro lugar, os gastos. Os párocos sempre se preocupam sobre como vamos pagar estes gastos. Em segundo lugar, a relação com as demais pastorais”, relata Suelen, que destaca a importância da profissionalização para a eficiência e sustento do trabalho.

ACOLHIDA

Os coordenadores da Pascom do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bisposdo Brasil (CNBB) se organizaram para desempenhar um papel importante no 3º Encontro Nacional da Pascom: o trabalho de acolher e orientar os participantes. “Somos da Arquidiocese de Aparecida, com os coordenadores das dioceses de Taubaté, Caraguatatuba, São José dos Campos e Lorena”, relata padre Ordilei Fernandes, de Arapeí/SP. “Foi um trabalho bacana, precedido por um encontro com o cardeal dom Raymundo Damasceno. E como diz o ditado: acolher é evangelizar também”.

O sacerdote acredita que o Encontro, que termina no próximo domingo (22/07), está sendo uma verdadeira explosão da comunicação na Igreja no Brasil. “O aumento do número de participantes mostra que a comunicação em nossa Igreja está acontecendo efetivamente”, relata. E o mais rico de tudo isso é a partilha de experiências. “A interação é fantástica! Para nós, que estamos começando, toda e qualquer experiência é rica”, avalia Suelen.

FONTE DESTA NOTÍCIA

VEJA MAIS FOTOS DO PADRE FERNANDES EM MISSÃO




 

Nenhum comentário: