ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Quem vai a Jesus tem paz e ajuda


A Liturgia nos ajuda a ter um encontro sincero com Deus e com os irmãos e irmãs para encontrar a paz verdadeira e uma felicidade sem fim. Estamos no Tempo Comum e hoje vamos sentir a compaixão do Bom Pastor que conduz o seu rebanho para águas puras e colinas verdejantes onde não podem faltar a vida em abundância.

No Livro do Profeta Jeremias, temo-lo denunciando os governantes do seu tempo, que são maus pastores que deixaram o rebanho perecerem. Eles são gananciosos, ficam procurando os seus próprios interesses e não preocupam com o povo, deixando-o passar necessidades.

Então, Jeremias anuncia que Deus será o pastor do seu povo, pois Ele é zeloso e também um Deus da Vida que se preocupa com o bem das pessoas. Deus é assim: sempre está ao nosso lado, dando força e coragem para prosseguirmos no bem para nós e para os outros (Jr 23, 1-6). Isso se concretizou em Cristo. Ele é o bom pastor que dá a sua vida para a nossa salvação.

Na Carta de São Paulo aos Efésios, Paulo com precisão afirma que Jesus derrubou todas as barreiras como o ódio, o pecado, o egoísmo, a ingratidão etc., que separavam as pessoas de terem uma comunhão com Deus e com todos. Jesus ainda nos reuniu num só povo, num só rebanho, pois Ele na sua cruz nos permite ter vida e salvação. A sua ressurreição nos abre para a vida eterna. Agora precisamos nos aproximar de Jesus numa vida cheia de amor e misericórdia para com os irmãos. Ser de Jesus é ser próximo uns dos outros, vivendo a solidariedade e partilha para que todos possam usufruir dos bens da terra (cf. Ef 2, 13-18).

O Evangelista Marcos nos fala do Pastor que foi prometido no Antigo Testamento (AT), que é Jesus Cristo. Ele veio para nos ajudar e dar a sua mão para nos erguer da situação de morte e miséria humana para uma vida digna de filhos de Deus. Temos duas cenas que nos impressionam e nos faz acreditar no Deus da Vida. A primeira é Jesus que age com misericórdia e solicitude de um verdadeiro Bom Pastor. Jesus acolhe a todos, tem um zelo para com os discípulos e com o povo. Os apóstolos chegam da missão em que Jesus tinha os enviado. Tudo que Jesus tinha orientado aconteceu. Eles agiram com o poder de Deus e ficaram maravilhados com as curas e libertação que aconteciam nas pessoas quando eles impunham as mãos. Isso é maravilhoso, mas Jesus vê as necessidades deles para parar e reabastecer com a sua presença no deserto. Assim, nós devemos proceder para encontrar forças na missão, e o descanso, a oração nos ajuda a ter harmonia espiritual e humana (cf. Mc 6, 30-34).

A segunda cena é a constatação por Jesus de uma multidão que está sem pastor para guia-los. Jesus tem misericórdia e compaixão para com Eles, pois eles são parecidos com ovelhas sem pastor para cuidá-las e protegê-las das situações hostis que podem levar à morte. Ser anunciador de Jesus é saber acolher, entender e procurar ser bondoso para com todos. O missionário deve estar em intimidade com Deus para não desanimar na missão. O nosso Deus é o Deus da Vida. Jesus é Mestre e Bom Pastor, ao mesmo tempo em que Ele nos ensina e nos protege dos maus e dos pecados.

Precisamos não nos esquecer de ter contato com a família e ter uma vida social sadia e não ficar somente nas preocupações pastorais e sociais do nosso tempo. Jesus é o Pastor do seu povo, sobretudo porque o alimenta com a sua palavra salvadora e o nutre com o Evangelho da Esperança. Esse é o desafio da Igreja que precisa levar esperança e vida às pessoas, acolhendo-as e ajudando-as a encontrar sentido para a sua vida. Devemos ser irradiadores de vida e alegria para que todos possam encontrar a paz verdadeira.

O que devemos fazer para que as pessoas sintam que são valorizadas na Igreja, na Família e na Sociedade?

Que nesta Liturgia de hoje possamos tomar a consciência cada vez mais que, acolhendo as pessoas, nós estamos também evangelizando-as.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
22-07-2012

Nenhum comentário: