ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

22 de julho - Santa Maria Madalena

22 de julho - Santa Maria Madalena


A Igreja celebra hoje a memória de Santa Madalena, uma mulher que foi pecadora publica que foi perdoada por Jesus no episodio da tentativa das pessoas a apedrejá-la quando foi surpreendida em adultério. Jesus diz aos seus algozes: quem não tiver pecado atire a primeira pedra. Ela acompanhou Jesus na sua trajetória na terra e foi uma valiosa testemunha na Ressurreição de Jesus. Ela foi a primeira que viu Jesus ressuscitado e levou a noticia aos apóstolos.
Ao olhar os evangelhos, o seu nome parece onze vezes, embora não podemos falar com certeza, pois os evangelhos falam de três Marias Madalenas em situações diferentes. Na casa de Simão ela esteve presente, onde derramou óleo perfumado, lagrimas nos pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos.
Esse gesto público dela mereceu o perdão de Deus através da boca de Jesus. Ela foi uma fiel seguidora de Jesus e esteve presente no momento da crucificação Dele, juntamente com Maria, a mãe de Cristo, Maria de Cleofas e de João, o seu discípulo amado.
Ela esteve visitando o sepulcro com outras mulheres na madrugada de domingo, levando aromas para o corpo de Jesus, mas foi testemunha do sepulcro vazio e chorou por pensar que roubaram o cadáver de Jesus, mas Ele apareceu a ela, dizendo o seu nome e deu-lhe uma missão: vai dar a noticia para que eles me encontrem na Galiléia. Jesus está ressuscitado.
A tradição antiga grega nos fala que ela, João e Maria, mãe de Jesus moraram em Éfeso. A liturgia de hoje nos dá uma alegria de saber que ela foi fiel a Jesus e uma testemunha da sua Ressurreição e é por isso que liturgia bizantina considera apóstola dos apóstolos de Jesus Cristo.
Santa Maria Madalena, rogai por nós.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha


Nenhum comentário: