ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 21 de julho de 2013

A Igreja deve ter rosto missionário

A Igreja deve ter rosto missionário


 Papa deve defender que Igreja deixe a sacristia e vá para a rua, ao encontro dos mais pobres Foto: AP

A Igreja deve assemelhar-se a Jesus que era peregrino de Deus Pai, levando a todos o rosto misericordioso Dele. Ele aproximou das pessoas e não fez distinção delas. O mundo da época de Cristo estava longe das pessoas que mais precisavam de ajuda como os pobres, os rejeitados da sociedade, os pecadores, os estrangeiros, os doentes e deficientes, então, Jesus com seu jeito  acolhedor, atendeu a todos e os curou de modo admirável. O coração ardia com a presença de um Deus próximo.
Essa atitude de Jesus chamou atenção de todos e muitos aproximaram de Jesus e O acolheram em suas vidas, trazendo libertação, cura e salvação para as vidas delas.
A mensagem de vida que Jesus trouxe provocou uma perseguição a Ele e aos seus seguidores, pois o que existia de poder politico e religioso traziam injustiça e exclusão aos mais necessitados daquela época.
A boa noticia de Jesus atravessou séculos, muitos seguiram esta grande novidade e simplicidade do amor de Deus por nós. A história se revela que às vezes a Igreja se distanciou das pessoas, misturando com o sistema politico e social, provocando isolamento e injustiça também. Igreja é assistida pelo Espirito Santo, então ela, no seu seio, surgiu pessoas santas e profetas que alertaram e traduziram em suas ações em conformidade com a mensagem genuína de Cristo.
Assim, ela atravessou séculos e sempre surgiu uma renovação na pratica da Igreja. A doutrina da Igreja é pura porque vem do nosso Salvador Jesus Cristo. Estamos na Igreja por causa de Deus que quer estar conosco na sua Palavra que é proclamada nas assembleias e na Eucaristia que nos alimenta e fortalece. A Igreja deve ter o rosto missionário que sai ao encontro do seu Povo, para isso ela deve deixar a sacristia e vá para a rua, ao encontro dos mais pobres e necessitados da presença de Deus.
Deus sempre está presente na Igreja, apesar dos erros de alguns que estão nela, A Igreja traz para o mundo, a exuberância da graça Dele que tudo renova.
A JMJ que começará nesta semana, com a visita do nosso Papa Francisco, vai trazer ventos novos, que renovaram as nossas ideias e as nossas praticas cristãs, para que pareçam com a doutrina de Cristo que acolhe a todos, principalmente os mais pobres, os humildes e os excluídos de nossa sociedade.  A juventude do mundo está sedenta de alegria que faz a diferença no mundo, praticando o bem e a ajuda a todos com seus dons partilhados. Não podemos assistir no mundo, a Igreja intimista que quer um Deus só para si, mas que deva ser aberta e levar Deus a todos, pois Ele é um Deus presente na historia humana.


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: