ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 28 de julho de 2013

A Igreja se revitaliza em Cristo sempre

A Igreja se revitaliza em Cristo sempre



Queridos irmãos e irmãs, a Igreja é revitalizada em Cristo que é a cabeça dela e cada de nós somos membros do corpo, onde Ele nos guia sempre. Jesus quer nos guiar sempre para caminhos seguros onde tem água abundante e alimentos perenes para termos vida e vida em abundancia.
Ser cristão hoje deve ser corajoso, tomar a sua cruz e configurá-la com a de Cristo que veio servir e ouvir a todos, principalmente os que mais precisam de atenção.
Hoje, o Papa Francisco  nos fala da responsabilidade do compromisso matrimonial e ainda para sermos revolucionários e darmos não ao provisório, como ele mesmo nos falou em bom tom: “Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”; na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso, eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!( discurso do Papa Francisco aos voluntários JMJ)
O cristão não pode se acomodar numa aparente segurança e ficar no lugar sem se despojar do eu para ir ao encontro do outro. Sair do centro e ir para as preferias onde estão os mais necessitados da Boa Noticia de Jesus e assim reforça o Papa Francisco: “Por isso, gosto de dizer que a posição do discípulo missionário não é uma posição de centro, mas de periferias: vive em tensão para as periferias... incluindo as da eternidade no encontro com Jesus Cristo. No anúncio evangélico, falar de "periferias existenciais" descentraliza e, habitualmente, temos medo de sair do centro. O discípulo-missionário é um descentrado: o centro é Jesus Cristo, que convoca e envia. O discípulo é enviado para as periferias existenciais”(discurso do Papa Francisco aos Bispos).
Precisamos colocar as nossas mãos no trabalho de pastoral mais eficaz onde a pessoa possa encontrar Jesus, pois Ele é que dá vida plena a cada um que O procura sinceramente de coração aberto. Assim, Ele vem até nós sempre.
O Papa ainda nos falou, dando-nos uma orientação e um norte para a Igreja:. “A Igreja é instituição, mas, quando se erige em "centro", se funcionaliza e, pouco a pouco, se transforma em uma ONG. Então, a Igreja pretende ter luz própria e deixa de ser aquele "mysterium lunae" de que nos falavam os Santos Padres. Torna-se cada vez mais autorreferencial, e se enfraquece a sua necessidade de ser missionária. De "Instituição" se transforma em "Obra". Deixa de ser Esposa, para acabar sendo Administradora; de Servidora se transforma em "Controladora". Aparecida quer uma Igreja Esposa, Mãe, Servidora, facilitadora da fé e não controladora da fé.”Discurso do Papa Francisco aos bispos)
Que todos possam assumir o seu papel na Igreja de Cristo  e que possamos realizar plenamente a vontade de Deus em nossa vida e darmos testemunha Dele ao mundo que vale a pena ser cristão e servidor do seu evangelho que traz a verdadeira libertação para a pessoa humana.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: