ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 30 de julho de 2013

UOL na JMJ: Reunião de multidão pacífica impressiona e dá esperança a todos

UOL na JMJ: Reunião de multidão pacífica impressiona e dá esperança a todos
do UOL 30/07/201306h00 Bruno Pedersoli e Denis Armelini


Cinegrafistas

Bruno Pedersoli: Durante a cobertura da Jornada Mundial da Juventude, mesmo sendo de outra religião cristã, pude sentir o quanto esse evento católico renovou a esperança não só de peregrinos, mas também daqueles que trabalharam para transmitir as notícias para o Brasil e para mundo, assim como todos aqueles que as receberam.

Pude perceber, durante a produção de matérias, que a maioria dos jovens, apesar de diferentes propósitos, estava no Rio de Janeiro por livre espontânea vontade.

O que me comoveu, no entanto, foi ver a emoção de algumas crianças que foram trazidas pelos pais. Muitas não sabiam nem o que estava acontecendo, apenas reproduziam o que os pais diziam. Até podiam saber quem era o papa Francisco, mas não tinham a mínima ideia do que ele representava.

29.jul.2013 - Papa Francisco coloca uma bola com as cores da bandeira do Brasil e com o símbolo da JMJ (Jornada Mundial da Juventide) em altar na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, nesta segunda-feira (29) Osservatore Romano/EFE
A surpresa veio quando, durante o acompanhamento da passagem do pontífice próximo ao Forte de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, pude presenciar uma criança de apenas dois anos chorar e dar tchau ao argentino. Foi algo muito espontâneo, que comprova a esperança motivada por esse momento histórico.

Denis Armelini: Nem mesmo em uma viagem internacional é possível ter contato com tanta diversidade cultural. Eram pessoas de todos os continentes reunidas em um só lugar e que, muito mais do que conhecimento religioso, puderam compartilhar histórias e aprender a conviver com a diversidade. 

Jovens e adultos que jamais tinham se visto, mas que se tratavam como se fossem amigos. O mais impressionante foi passar seis dias junto com essa multidão de jovens e não presenciar uma vez sequer brigas ou qualquer outro tipo de agressão.





colaboração: Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: