ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 22 de novembro de 2014

Cristo, o Sol reinante do Universo

Cristo, o Sol reinante do Universo


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a grande Festa do Cristo, Rei do Universo e durante todo esse ano litúrgico, a Igreja nos envolveu todo mistério do projeto de Deus em Jesus Cristo. Sabemos que Jesus é Rei por excelência e na carta de São Paulo aos Filipenses já nos diz em alto:  “Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor”. (Fl2, 9-11).

Esta verdade nos impulsiona sempre para o Reino definitivo que Deus dará a todos. Termina-se um ano e começará outro novo, que será próximo domingo. Será para nós o Tempo do Advento na expectativa da nova vinda do Senhor e ainda fazer a Memória do Natal de Jesus. Nós vamos mergulhar no Tempo da graça e atualizando-se a vida de Jesus na nossa história nos seus gestos e atos para realizar o Projeto de Salvação de nosso Deus. Jesus virá na sua plena gloria como Rei de todo Universo para julgar os vivos e os mortos.

As leituras bíblicas desse domingo nos falam do Rei e do seu Reino. Esse Reino, Jesus colocou no coração dos seus  discípulos e do povo que iam ao seu encontro. Ele falou de um tempo definitivo onde a justiça de Deus imperará para sempre. Ele deixou a Igreja para perpetuar em nós a vontade de construir e participar desse Reino de Deus que Jesus inaugurou para toda a humanidade. A realeza de Cristo se torna visível para nós em três aspectos como Pastor, Soberano e Juiz.

No livro do Profeta Ezequiel nos fala que Deus que se revelou como um Pastor zeloso que cuida bem de suas ovelhas, não é explorador e nem abusa do Povo. É sempre solicito, e não é usurpador e nem procura tirar vantagem. Os maus pastores do povo fizeram com que o rebanho caminhasse para a morte e muita desgraça que se culminaram com a catástrofe de Jerusalém e o Exílio do Povo. Agora, O profeta fala de esperança ao Povo, pois o Pastor que virá e Ele será o Bom Pastor que conduzirá de novo o Povo que está disperso para a terra onde Deus sempre sonhou. Esta terra é lugar de justiça, de partilha, de amor e de comprometimento da vontade de Deus. (cf. Ez 34, 11-12.15-17)

Na primeira carta de São Paulo aos coríntios nos mostra a realeza de Jesus como Soberano, pois Ele é vencedor da morte e do pecado e nos dá de presente a vida plena. A sua cruz é o trono da graça e a sua coroa de espinho e sua morte são para nós gestos supremos de amor e doação Dele a nós. Jesus dá um basta à morte e tudo de ruim para a humanidade, agora, a morte não tem mais a ultima palavra. A certeza de nossa ressurreição está em Cristo vivo e ressuscitado para sempre. A profecia de Ezequiel se cumpre de modo definitivo em Cristo. (cf. 1Cor 15,20-26.28)

No Evangelho de São Mateus nos mostra Jesus como Juiz. Aqui se fala que Jesus virá em gloria e sentará no trono para julgar os vivos e os mortos sob a ótica da justiça. Ele separará os bons e os maus como um pastor que separa as ovelhas do cabrito. A justiça de Deus está na coerência de vida e no testemunho diário de nossa vida no bem. Cada ato desinteressado que fazemos nesse mundo é para outro ter vida plena em abundância. Os famintos, os pobres, os doentes, os presos e os injustiçados, todos devem ser centro de nossa atenção  em Cristo, o verdadeiro Rei Servidor. (cf. Mt 25,31-46)

Que esta liturgia nos faz pensar, refletir e agir a favor de todos, pois ninguém pode ficar longe da mesa da Palavra que nos salva e da Eucaristia que nos fortalece para construir já entre nós o Reino definitivo que se culminará no Céu. Que a nossa vida comunitária seja reflexo da nossa fé em Cristo e que seja traduzida em uma vida que gera vida, bem, paz, justiça, amor, perdão, partilha e solidariedade para nós e para todos. Amém,

Tudo por Jesus nada sem Maria. Viva a nossa comunidade, viva a nossa Igreja e viva Cristo, Rei universo!

(Jose Benedito Schumann Cunha Bacharel em teologia e graduado em Filosofia)


Nenhum comentário: