ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Bairros cobram moradias do “Minha Casa, Minha Vida”


“Juntas pelo direito à moradia! Queremos uma resposta!”; “Moradia é qualidade de vida!”; “Moradia popular já!”; “Moradia é dignidade!”; “Queremos ser tratadas com respeito! Ter uma moradia é o nosso direito!”; “Queremos respeito! Chega de promessas não cumpridas!”; “Senhores governadores e vereadores: chega de mentiras! Chega de sofrer! Olhem por nós! Chega de aluguel! Queremos nossas casas!”.


Esse era o cenário da última terça-feira (15/05) no plenário da Câmara Municipal de Montes Claros para quem ainda “possui a estranha mania de ter fé na vida” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e participa das sessões legislativas. Muitas mulheres “Marias” dos bairros Monte Sião e Minas Gerais trocaram o tradicional hasteamento de bandeiras nacionais, estaduais e municipais por pequenos, mas gritantes cartazes que cobram o direito à moradia digna.

Esses dois bairros foram os primeiros conjuntos habitacionais construídos pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” e hoje estão à espera da resolução de um conflito entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e familiares de um morador do local. Falta terminar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do lugar que tem, além de casas populares bem estruturadas, creche e posto de saúde para abrigar muitos trabalhadores. “A nossa luta é todo dia! Mulheres do Conjunto Habitacional Monte Sião e Minas Gerais juntas no direito à Moradia! Elas se manifestam hoje na Câmara de Montes Claros!”, expressou-se instantaneamente em sua rede social facebook a assistente social, Sônia Gomes de Oliveira, que acompanha o caso.

Nenhum comentário: