ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Que pais é esse em que vivemos

Resultado de imagem para imagem de brasil

Que pais é esse em que vivemos

Estes últimos dias vimos como o nosso país ficou refém de poderes paralelos da república. Ficamos reféns de uma manifestação que tem aparência de reivindicação justa, mas que extrapola o âmbito de uma classe que necessita de justiça social.

As pessoas ficaram sem saída diante dos desabastecimentos de toda ordem nas cidades grandes e pequenas do nosso país e ainda com perdas irreparáveis de produtos perecíveis. A saúde, a educação, a alimentação, a segurança, enfim tudo que é necessário e urgente para que possamos ter o direito de viver, de ter e de ir e vir.

Não podemos ficar parados e assistir essa desobediência civil e a falta de uma autoridade que possamos confiar nas suas decisões. O filosofo Roberto Romano faz algumas ponderações que devemos pensar e refletir como, por exemplo: 

-"Existem múltiplas tentativas de explicar o que acontece hoje. A mais sólida é que estamos chegando ao ápice de uma crise de Estado e sociedade na qual não existem mais condições de comando e obediência", resume o doutor em filosofia Roberto Romano, professor de ética da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sobre o desenrolar da greve dos caminhoneiros, iniciada na semana passada. Cf. www.uol.com.br (Juliana Carpanez Do UOL, em São Paulo 31/05/201804h01... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/05/31/roberto-romano-paralisacao-greve-dos-caminhoneiros.htm?cmpid=copiaecola)

A democracia, mesmo com tantos percalços no Brasil, ainda vale a pena, mas é preciso que o povo tenha consciência da sua responsabilidade de escolher bem os novos mandatários do país e dos estados. Não se pode ter visão obliqua somente de resolver problemas imediatos, mas procurar ver programa de governo em longo prazo. Sabemos que muitos países de pôs guerra ou catástrofes resolveram seus problemas mediante sacrifícios de todos e desse modo puderam ver solução para os seus graves problemas vividos. Não há solução mágica e nem salvadores da pátria. 

Continuando o pensamento do filosofo Romano que diz: "Um presidente tem de demonstrar e exercitar sua autoridade, o que não acontece hoje. Michel Temer é um pato manco [termo usado nos EUA para um político que deixará em breve o cargo], não tem voz de comando. Essa crise se agrava desde o governo Dilma [Rousseff], que pouco antes do impeachment já não governava mais, estava apenas defendendo seu mandato."

O que vimos de modo triste, como salienta o filósofo Romano: “Uma coisa é questionar a política do governo. Outra são grupos poderosos se sentirem autorizados a desafiar o poder público, defendendo seus interesses e colocando a população como refém. Cf. ” www.uol.com.br (Juliana Carpanez Do UOL, em São Paulo 31/05/201804h01... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/05/31/roberto-romano-paralisacao-greve-dos-caminhoneiros.htm?cmpid=copiaecola

O Brasil tinha uma rede ferroviária em crescente avanço até a década de 1950, mas outros interesses governamentais, eles resolveram dar lugar a rede rodoviária, favorecendo as grandes empreiteiras  até os dias de hoje. A visão do filosofo Roberto Romano é para gente pensar e refletir, assim foi o que ele diz: 

-"O mapa ferroviário crescia no país nos anos 1950, mas então houve a opção pelo transporte rodoviário. Isso em um país que poderia ter uma grande rede ferroviária e com capacidade fluvial enorme para o transporte de pessoas e mercadorias. Investiram-se bilhões em estradas de rodagem, o que também foi a chave para a corrupção das empreiteiras. Hoje o que se tem é uma malha viária em péssimo estado, mesmo nos trechos terceirizados. Some isso ao preço dos combustíveis e estamos no pior dos mundos", conclui. (cf www.uol.com.br (Juliana Carpanez Do UOL, em São Paulo 31/05/201804h01... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/05/31/roberto-romano-paralisacao-greve-dos-caminhoneiros.htm?cmpid=copiaecola

Então, é preciso que encontremos pessoas com grande capacidade de liderança e coerência politica para dar um sentido na politica de um país e que possamos ter um líder que dirija e comanda a nação em todos os momentos, mesmo nos momentos de dificuldades e crises.

Sabemos que a politica é a arte de governar e procurar o bem comum com equidade para todos. Que o Brasil acerte o seu rumo para o desenvolvimento e progresso a  onde todos possam participar com justiça, com trabalho e paz para todos. 

Viva o Brasil e viva a democracia.
Bacharel em teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: