ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia do próximo domingo (17/04), de Ramos, apresenta-nos duas celebrações distintas, mas num só clima litúrgico, que é a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém aclamado pelo Povo, e a narração da Paixão do Senhor. Com as bênçãos dos Ramos e a procissão festiva, num clima de alegria, numa manifestação de fé e de compromisso cristão, nós fazemos a memória daquele dia e atualizamos neste tempo presente.

Dentro da igreja se faz a leitura da Paixão do Senhor que nos lembra o calvário, a via crucis de sofrimento e da cruz aos ombros do Senhor para nos redimir dos pecados. Vemos claramente o triunfo de Jesus e a sua humilhação extrema. O que nos mais impressiona é que Jesus propõe a paz e a concórdia e em contrapartida recebe a violência daqueles que não querem perder os seus privilégios e poder. Assim, começamos a Semana Santa, quando vamos caminhar nos passos do Senhor que sofre, padece e morre para resgatar a humanidade decaída pelo ódio, egoísmo, etc.

Isaías nos apresenta um Profeta anônimo, chamado por Deus, a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com firmeza, sua fidelidade aos projetos de Deus (Is 50, 4-7). A igreja primitiva viu neste servo sofredor a figura de Cristo, pois Ele é a Palavra de Deus encarnada na humanidade de um sim corajoso de uma mulher temente a Deus, Maria. Jesus oferece a sua vida e não tem medo de pegar a cruz para salvar a humanidade da escravidão do Pecado.

São Paulo aos Filipenses nos mostra esse lindo Hino Cristológico (Fl 2, 6-11), pois Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas, exemplo para toda criatura humana. Enquanto a desobediência de Adão trouxe fracasso e morte, a obediência de Cristo ao Pai trouxe exaltação e vida. Ele se despojou de sua condição divina, assumiu com humildade a condição humana para servir, para dar a vida, para revelar totalmente aos homens o ser e o amor do Pai. Esse caminho não levará ao fracasso, mas à glória, à vida plena.

Queridos irmãos e irmãs, devemos prosseguir nesse caminho de vida que Jesus assumiu corajosamente. Devemos aderir à Palavra de Deus, assumir o compromisso na Igreja, participando, ajudando no que ela precisar e pagar o dízimo devido, não como um oferta e esmola, mas um compromisso com ela para que possa ser dinâmica e justa nos compromissos da evangelização.

O Evangelho de São Mateus nos propõe e nos convida a contemplar a PAIXÃO e a MORTE de Jesus (Mt 26, 14-27.66) Assim, nós entramos no clima espiritual da Semana Santa. Esse relato não é apenas um fato ocorrido há muitos séculos, mas é um anúncio de um mundo novo que gera justiça, solidariedade, compromisso, liberdade, partilha, amor e paz. Sabemos que Jesus fez o bem em todo lugar que Ele passou.

Jesus mostrou a todos que Deus é amor. Deus não quer privilégio de ninguém, mas quer justiça nos pagamentos dos salários dos trabalhadores e aposentados, quer atendimento digno na saúde, na educação, quer moradia para os sem-teto, terra para os que querem plantar e vender com preços justos. Jesus curou, acolheu os excluídos e pecadores, partilhou o pão aos famintos, libertou os cativos e deu a luz aos cegos e a todos que queriam segui-LO. Estava sempre disposto a atender, não tinha hora marcada para fazer o bem, pois os fazia sempre e mostrava que o coração deve estar aberto a Deus e aos irmãos e irmãs que mais necessitam.

E avisou os "ricos" (os poderosos e os instalados), de que o egoísmo, o orgulho, a auto-suficiência, o fechamento só podiam conduzir à morte. Esse projeto libertador de Jesus entrou em choque com a atmosfera de egoísmo e de opressão que dominava o mundo. Isso aconteceu lá e acontece também hoje, pois há pessoas que não permitem que outros tenham vida, procuram caminhos fáceis para eliminar, destruir a vida como a promoção do hedonismo no mass media, da pena de morte, da eutanásia, do aborto e da exclusão dos doentes e idosos no mau atendimento da saúde, da moradia e do respeito humano.

Que esta semana santa, que começamos, seja momento de graça, de conversão das nossas atitudes e ações na Igreja, na família e na sociedade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 14 de abril de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: