ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Jesus nos traz vida nova

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos faz mergulhar na imensidão do amor de Deus por nós, pois, em Cristo, nós temos vida nova. Jesus nos dá garantia da ressurreição a todos que aderirem a Ele e que queiram trilhar o caminho do Senhor. O batismo nos traz a vida nova e nos garante a eternidade na graça de Cristo.

No livro de Ezequiel, é anunciada a VIDA NOVA para todo o Povo de Deus (Ez 37, 12-14). O Povo de Deus, exilado na Babilônia, desesperado e sem futuro, vivia uma situação de Morte. Quando falta liberdade, há trevas na vida e, muitas vezes, essas nos deixam encurralados para a morte.

Aí surge a missão do Profeta Ezequiel que procura alimentar as esperanças dos que estão exilados e mostra que Deus não abandona o seu Povo escolhido, pois Ele é fiel. Ezequiel mostra a visão dos ossos ressequidos que saem dos túmulos.

O Espírito do Senhor sopra sobre eles e eles ganham vida. Deus sempre transforma a morte em vida e o momento do nosso desespero em vida em abundância. Deus promete a nova volta do Povo à sua terra e dessa restaura a esperança dos exilados para a vida, a paz e a felicidade. Deus não nos deixa na morte e no túmulo do desespero, mas para a esperança que gera vida e liberdade.

O Apóstolo Paulo lembra que o Espírito de Deus ressuscitou Cristo e o introduziu na glória do Pai. No Batismo, cada cristão recebe o mesmo Espírito, que dá vida. Assim, faremos parte do novo Povo de Deus, nas águas do Batismo que gera vida nova na graça de Cristo que ilumina toda a vida da pessoa humana (Rm 8, 8-11).

No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o SENHOR DA VIDA (Jo 11, 1-45). Jesus é avisado da doença de Lázaro, mas Ele parece que não se preocupa e os apóstolos acham isso estranho, pois Lazaro é o amigo de Cristo. Mas Jesus os repreende e fala que a doença dele é para a glória de Deus. Jesus diz. “Ele está dormindo". E fica com eles mais dois dias...

Jesus se encontra com Marta e fica sabendo que Lázaro está morto se comove e chora. Não é choro de desespero, mas de carinho, afeto e de solidariedade. É a demonstração que Jesus de fato amava Lázaro. No diálogo com Marta, Jesus fala firme. "Eu sou a ressurreição e a Vida”. E ainda fala. “Aquele que crê, ainda que estiver morto, viverá. Você crê nisso?”. Marta professa sua fé. “Sim, eu creio, que tu és o Cristo”.

Jesus diz em bom tom. “Tirai a pedra”. O túmulo nos separa dos vivos e Jesus ora ao Pai. “Pai, eu te dou graças, porque me ouvistes”. E dá a ordem. “Lázaro, vem para fora, desatai-o e deixai-o andar”. E, desse modo, Lázaro recupera a Vida.

Diante da morte, a solidariedade das pessoas. Mas, no episódio da morte de Lazaro, sua casa é o lugar da dor da morte e do desespero. Jesus foi até lá, pois Ele é a esperança da vida. A vida não pode estar presa na cultura da morte e sim deve vir para fora onde tem luz, liberdade e vida.

Jesus é a Ressurreição e a Vida. Só Ele é que dá a vida plena aos seus. A morte é apenas a passagem para a vida plena. A Igreja nos mostra a Ressurreição de Lázaro que é um sinal que prefigura a Ressurreição de Cristo. No Batismo, morremos para o pecado e nascemos para uma nova vida de graça.

Assim, queridos irmãos e irmãs, somos chamados a ser discípulos de Cristo, mensageiros da vida nova para todos e ser sempre anunciadores que, em Cristo, somos totalmente integrados no Reino que leva para a eternidade sem fim.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 06 de abril de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: