ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Segunda-Feira Santa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja convida a reviver, em espírito, os últimos dias de vida do Divino Mestre, e os sentimentos que o animaram ao aproximar-se da Paixão. A liturgia se volta para o verdadeiro motivo da vinda do Senhor. Deus tinha um plano de salvar a humanidade. Trouxe a todos a boa notícia através de Jesus. Mas muitos não quiseram se comprometer com o projeto de Jesus e esses foram os primeiros a condená-Lo à morte de modo injusto, cruel e desumano.

No Livro do Profeta Isaías, vemos a figura do servo. Isaías descreve as obediências e o trabalho do Salvador e anuncia a vitória que lhe pertence por ter posto em Deus a sua confiança. Ele não vem para aparecer, mas vem como senhor servido. Não esbanja e nem faz ouvir sua voz nas praças e ruas, mas coloca-se a serviço pleno de Deus. É humilde, servo por excelência. Fica firme, mesmo diante das dificuldades e obstáculos. Deus criou bem todas as coisas e nos fez livres para ser Dele para sempre. Como no servo de Javé, Deus nos toma nas mãos como um pai solícito que quer que os filhos andem no caminho Dele. Jesus é o centro e luz das nações. Não podemos ficar tateando em filosofias vãs e em comodismo espiritual de um intimismo que nos separa dos irmãos e irmãs.

O Evangelho de João relata episódio da ceia em casa de Simão. O leproso e como já o demônio se apossara da alma de Judas, que se irrita com a ação generosa de Santa Maria. O Senhor via aproximar a Paixão e, na censura que dirigiu a Judas, deu a entender à irmã de Lázaro que seria aquela a última vez que tocaria no seu corpo mortal. As reclamações indignadas de Judas já nos fazem temer o crime horroroso que prepara. No entanto, a sentença de Lázaro ressuscitado enche-nos de esperança, instila-nos na alma o presságio confirmante duma grande vitória.

A oração sobre o povo diz-nos com que alegria devemos viver os mistérios da Paixão do Salvador, o aniversário do nosso resgate e uma nova realidade que devemos aderir da graça que vem da Redenção trazida por Cristo. A ceia nesta casa de um beneficiado por Jesus, Lázaro, que foi reavivado, mas que será definitivamente agraciado com a verdadeira Ressurreição de Jesus. Não podemos ficar paralisados nas nossas ações e nem achar que estamos fazendo muito na comunidade, na Igreja e na sociedade. Devemos aprender de Jesus a sermos missionários que leva a Boa Notícia a todos que nos cercam.

Queridos irmãos e irmãs, devemos assumir a nossa vocação de leigos e cristãos nos diversos graus de serviços desinteressados para que possamos ver o Reino de Deus entre nós. Não podemos ser indiferentes das dores do mundo, como pobreza, miséria extrema, falta de política de saúde, de habitação e educação de qualidade para todos. Devemos quebrar as barreiras dos preconceitos, do individualismo, do consumismo e do materialismo que leva a morte e injustiça no mundo em que vivemos.

Que nestes dias possamos crescer na fé, na santidade e reconhecer a face de Cristo em cada irmão.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 14 de abril de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: