ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 2 de abril de 2011

Amar é o maior mandamento de Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs na fé em Cristo e no amor materno de Maria,

A liturgia nos ajuda a aproximar de Deus e dos irmãos de caminhada. Na comunidade, aprendemos a vivenciar o amor fraterno. Somos chamados para o diálogo interreligioso e também com todos aqueles que não praticam uma religião ou daqueles que são agnósticos para que haja harmonia e paz.

É no exercício da liberdade e do pensamento que podemos buscar o verdadeiro entendimento que respeite os valores mais sublimes da vida da pessoa humana. Nesse tempo em que vivemos, temos uma oportunidade de crescer na comunhão de ideias, sem desprezar a opinião de cada um. Esse respeito mútuo pode encontrar o ponto comum que engrandece a natureza humana no plano terreno e transcendente em vista do desenvolvimento integral do ser, da vivência da ética e da defesa dos direitos fundamentais da pessoa.

Os escribas eram pessoas intelectuais da época. Mantinham o poder e conhecimento das Leis de Deus dado a Moisés. Apesar disso, eles não tinham nenhum motivo de fazer esta pergunta a Jesus. Qual o maior e o mais importante mandamento da Lei? Jesus poderia questioná-los. Eles eram doutores e não sabiam qual o maior dos mandamentos do Senhor? Mas, Jesus fala com autoridade e diz em bom tom. “Escuta, Israel! O Senhor, Vosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças. E o segundo mais importante é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não existem outros mandamentos mais importantes do que esses dois”.

Jesus, fazendo uma análise da figura do referido escriba, e pelo seu interesse, chega à conclusão de que ele não estava longe do Reino de Deus. Pelos detalhes, essa narrativa assemelha-se à cena do jovem rico (Cf. Mc 10, 17-22), ao qual apenas faltou dar tudo aos pobres e seguir Jesus. Ao escriba faltava romper seus laços com as doutrinas e observâncias legais. Eles deveriam abrir ao novo, à nova mensagem de vida de Jesus.

Nós, para sermos coerentes na fé, precisamos sair do nosso egoísmo e das nossas comodidades e ir ao encontro do Senhor no serviço aos irmãos mais necessitados. Deus não quer apenas o culto, mas quer a prática da caridade, da solidariedade e da misericórdia com os que precisam de ajuda libertadora.

Devemos amar a Deus e ao próximo também. Não podemos perder de vista Deus e nem a pessoa humana. Se amamos a Deus, temos que também amar a todos, principalmente os que nos fazem mal a ninguém, e até aqueles que nos fazem mal, devemos tentar transformá-los.

Para o Apóstolo João, não é possível amar a Deus, que não vemos, se não amarmos o nosso próximo a quem vemos. Se assim for, não passamos de mentirosos, porque Deus é amor e quem O ama deve amar o irmão. Logo, os dois mandamentos se abraçam e se completam de modo vigoroso.

O Evangelho mostra o diálogo amistoso entre Jesus e o escriba. Ambos se elogiam reciprocamente. Nisso consiste o amor: no reconhecimento de uma recíproca igualdade e numa mútua e perpétua fidelidade. É assim com o amor: dá e recebe como Jesus. N’Ele está constantemente a cumprir-se o tudo: o “dar de Deus” ao mundo por intermédio do Filho e o “tudo receber por parte do Filho” para tudo dar ao Pai nos seus irmãos.

Queridos irmãos e irmãs, a fé em Jesus consiste no amor a Deus e ao próximo. Devemos fazer o bem sempre. Assim podemos ser chamado de filhos de Deus. Jesus é o mestre por excelência e supera os escribas que ficam apegados às letras da Lei sem sair de si para o outro. Jesus é o verdadeiro caminho que nos leva ao Pai.

Assim, o cristão é aquele que, pelo Batismo, através da fé, adere a Jesus e O aceita de modo pleno como Salvador e Libertador da humanidade. O mundo precisa conhecer as propostas de Jesus que dá vida em abundância a todos. Deus nos convida para o banquete da vida e nos dá a roupa da dignidade para participar desta festa humana e divina para todos já aqui na Terra.

As vestes são os ornamentos que vêm da prática da justiça, do amor e da solidariedade. Não podemos ter medo do outro e nem excluí-lo. Mas devemos procurar o diálogo e o entendimento com todos no amor fraterno.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no Dia Primeiro de Abril de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: