ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 29 de março de 2011

Cada cristão é chamado a ser filho da Luz

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos permite mergulhar no amor de Deus e prosseguir na caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor. Somos filhos eleitos no amor de Deus em Jesus Cristo. É na comunidade que somos fortalecidos na fé em Cristo, na escuta da Palavra e no alimento que dá vida à missão.

No Primeiro Livro de Samuel, vemos que Davi é UNGIDO por Deus para ser rei de Israel (Cf. 1 Sm 16, 1b.6-7.10-13a). Esta unção foi feita pessoalmente por Deus. É sinal prefigurado da unção batismal que a Igreja confere aos cristãos que recebem o Batismo. Esta unção é sempre motivada para uma missão, um serviço e um sinal de vida para os outros. Deus nos concede a graça para sermos pessoas renovadas e agraciadas pela sua graça santificante.

O Apóstolo Paulo nos mostra a urgência e a necessidade de vivermos como filhos da "Luz", renunciando às obras das trevas e produzindo frutos de bondade, justiça e verdade (Cf. Ef 5, 8-14). Isto é que vai dar as matizes na vida da pessoa que caminha com os outros rumo à casa paterna. Deus quer que sejamos luzes que iluminam tudo que está ao nosso redor. È colocar o perfume do amor em todas as nossas obras e que elas sejam para glorificar o nome do Senhor.



O Evangelista São João nos mostra Jesus ungindo um cego com o barro nos seus olhos para que enxergue a verdadeira luz. Assim Jesus revela como a Luz que traz a libertação a todas as pessoas, libertando-as das trevas que mata e escraviza (Cf. Jo 9, 1-41). João mostra um itinerário cristão que toma de um início para aceitação plena da sua mensagem salvadora. A cura do cego tem um processo de fé. Isto é, sai da escuridão para a luz, e esta vai depois desembocar na fé em Cristo.

Assim, a cegueira curada é sinal de todos aqueles que renascem pelo Batismo na acolhida de Jesus na sua vida pela fé e deixando se ser conduzido pela sua Palavra que edifica todo ser humano.

Todo episódio começa com uma PERGUNTA dos discípulos a Jesus: - "Por que esse homem nasceu cego?" Seria castigo de Deus? Quem pecou?”. Jesus RESPONDE: "Nem ele, nem seus pais pecaram...". E continua a sua resposta, passando das palavras aos atos. Esta cura do cego precisa da cooperação da pessoa. Jesus dá o início e a pessoa tem que fazer algo para que haja esta graça da luz. O cego vai à piscina de Siloé e lá ele recupera a visão.

Mas, esta ida representa a adesão dele à proposta de Cristo. A água representa as águas onde Jesus foi batizado e também o batismo que nos faz viver na Luz de Cristo como filhos da luz. Muitos não reconhecem a luz que se abriu ao cego e a todos que renascem na fé, na comunidade e na missão evangelizadora.

Não podemos ficar no tradicionalismo e nem nos formalismos de normas que, muitas vezes, matam a vida das pessoas e da comunidade cristã. Devemos sair das nossas comodidades e das vidinhas para ir ao encontro da Luz de Cristo, que não nos deixa imobilizados e acomodados no nosso mundo de individualismo, de regalias e de omissão do bem.

Somos filhos da Luz e devemos fazer a diferença no mundo para que o Reino de Deus surja de forma definitiva já e plenamente concretizada na eternidade.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 29 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: