ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Com Jesus, não temos mais sede

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Este Tempo da Quaresma é a oportunidade para que cada um de nós faça penitência e conversão de vida. Nos três domingos inicias, aprendemos e reaprendemos temas batismais, que são a água, a luz e a vida. Assim, a liturgia nos dá oportunidade de estarmos em comunhão com o Deus da Vida e com as pessoas que caminham na Fé em Cristo.

No Livro do Êxodo, lemos o povo de Deus pedindo água a Moisés. O povo estava caminhando pelo deserto, que é um lugar teológico, da dificuldade e da provação. O povo murmura, reclama com revolta contra Moisés. No deserto, o povo reclama revoltado contra Moisés, pedindo água, para manter-se vivo: "Dá-nos água para beber...".

E Deus, de modo maravilhoso, intervém, fazendo brotar milagrosamente água da rocha de Horeb. Moisés, dando água ao povo sedento, revela a prefiguração de Cristo, que vai dar a água viva que é, para nós, o Espírito Santo que nos anima e nos dá a vida em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. A água é um elemento importante para a vida das pessoas e de todos os seres viventes no Planeta Terra (Cf. Ex 17, 3-7).

São Paulo reafirma que Deus derrama sempre seu Amor em nosso coração, como podemos constatar no episódio de Jesus com a Samaritana (Rm 5, 1-2.5-8). A graça de Deus é um dom que permanece na vida da pessoa, é a alegria de caminhar em comunidade, cristã, como irmãos e irmãs no Cristo Vivo.

No Evangelho de São João, vemos Jesus, que pede e oferece ÁGUA à Samaritana. Jesus estava cansado e com muita sede. No Poço de Jacó, Ele senta, mas vem uma mulher, samaritana, com um balde vazio e com o coração vazio, mas que busca água. Jesus faz algo extraordinário para a época. Ele quebra todos os preconceitos da época, que eram exigências da religião, da exclusão de raças e de sexo.

Então, Ele pede a mulher água, dizendo: "Dá-me de beber". É algo inusitado. A mulher acha estranho porque o judeu não conversa com samaritanos e os apóstolos de Jesus estranharam esta atitude de Jesus. Ele conversou com uma mulher, e uma samaritana. As mudanças começam com o diálogo mútuo e de uma compreensão partilhada. Jesus faz ver a sede de amor que esta mulher tinha, pois ela já se casou cinco vezes. Mas, Jesus se revela para Aquele(a) que dá a água viva que sacia a todos.

No início, ela fica confusa, mas percebe que, em Jesus, encontramos a verdadeira água. Ela pede desta água. Essa atitude dela já é de reconhecimento que Jesus é Senhor e Salvador. Deus quer verdadeiros adoradores em verdade e em Espírito. Ela larga o velho balde e vai anunciar esta maravilha à cidade. Jesus faz uma grande pedagogia. Faz um itinerário de fé para que a pessoa possa responder com liberdade e aderi-Lo de modo pleno (Jo 4, 5-42).

Assim, querido irmãos e irmãs em Cristo, Deus nos quer livres e que possamos responder com uma vida coerente de fé no Verdadeiro Salvador. Jesus nos dá água e cessa a nossa sede. Assim, podemos prosseguir nesta caminhada quaresmal rumo à Páscoa do Senhor da Vida.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 22 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: