ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 18 de março de 2011

"Quem pode responder às inquietudes do coração?", reflete papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O ser humano procura, muitas vezes, a felicidade por caminhos que não o satisfaz. Esquece de Deus e dos valores cristãos que edificam a pessoa. Quem tem um encontro pessoal com Cristo e converte-se a Ele, com certeza, a vida desta pessoa não será a mesma. Ela assumirá as cruzes, os obstáculos e os sofrimentos configurados com o Cristo. A vida é dádiva de Deus e devemos ser pessoas alegres que irradiem o amor de Deus que transborda para todos. Caem as armas, a violência e a intolerância, na medida em que entramos em comunhão com o Deus da Vida, criador de todas as coisas e assim podemos estar juntos com os outros numa vida de partilha em um só coração (em latim, “cor unum”).

Bento XVI convidou os fiéis a meditarem a Palavra de Deus todos os dias. “Quem pode responder, verdadeiramente, às inquietudes do nosso coração?". Foi a pergunta do papa Bento XVI aos fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano, para a Oração Mariana do Ângelus. O santo padre pensou sobre o Evangelho que fala sobre a casa construída na areia e a outra na rocha, e afirmou que o homem, muitas vezes, prefere "as areias das ideologias, do poder, do sucesso e do dinheiro, esperando encontrar estabilidade e a resposta para a demanda irrefreável de felicidade e realização que carrega na própria alma" [1].

Diante disso, Bento XVI destacou que "Cristo é a rocha da nossa vida!" e somente a Palavra de Deus pode tirar o homem de "um ativismo superficial, que pode satisfazer por um momento o orgulho, mas que, no final, deixa um vazio e insatisfação". "O Deus invisível, no seu grande amor, fala com os homens como a amigos e se entretém com eles, e os convida à comunhão com Ele", destacou o santo padre, que explicou que todo homem é destinatário da Palavra de Deus, e é "chamado a entrar neste diálogo de amor, com uma livre resposta” [1].



"Aqueles que têm a graça de conhecer Jesus, especialmente através da leitura dos Santos Evangelhos, permanecem fascinados, reconhecendo que, em Sua Pregação, em Seus Gestos, em Sua Pessoa, se revela o verdadeiro rosto de Deus e, ao mesmo tempo, nos releva a nós mesmos, e faz-nos sentir a alegria de ser filhos do Pai do céu, indicando-nos a base sólida sobre a qual construir nossa vida", afirmou. Por fim, o papa convidou os fiéis a "dar espaço, a cada dia, para a Palavra de Deus", a se nutrirem dela e a meditarem-na constantemente [1].

Desse modo, queridos irmãos e irmãs, nós somos mais humanos e cristianizados na medida em que inserimo-nos na comunidade Igreja e estamos sempre em comunhão com ela. A Igreja, na voz do nosso papa, pode caminhar na certeza de que vamos a cada dia ser melhores para que o mundo onde vivemos seja melhor, mais fraterno e harmonioso entre o homem, a mulher e a natureza que os abriga.

A libertação é próxima de todos aqueles(as) que querem mudar de vida para melhor, mas, com o Cristo, nós vamos ter as regras para ser uma pessoa da estatura de filhos e filhas amadas de Deus. Converta-se a Jesus e crê no seu Evangelho que tudo vai mudar na sua vida para melhor.

Amém!


[1] FONTE www.cancaonova.com

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 06 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: