ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Mistério da Quaresma deve ser vivido intensamente (Parte III)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

3. Penitência: Quaresma é um tempo de reconciliação com Deus, através da conversão do coração, a confissão de seus pecados e da penitência. A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas nos chama para a reconciliação com as palavras: "Nós, em nome de Cristo, vamos nos reconciliar com Deus" (...) "Ele disse: Quando eu te ouvi e no dia da salvação, eu o ajudei. Agora é a hora, agora é o dia da salvação" (2 Cor 5, 20; 6, 2).

O Senhor ungiu com a instituição do ato penitencial de quarenta dias de jejum a superar as armadilhas do tentador antigo. Nos ensinou a dominar as tentações do pecado [6], com as armas da oração, penitência e jejum. Ele, em toda sua vida, não tinha onde reclinar a cabeça. O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8, 20). Em sua viagem a Jerusalém, teve de aceitar o abandono da multidão que protestou: "Este gesto é duro. Quem pode aceitá-lo?" (Jo 6, 60). As faltas de compreensão de seus discípulos aproximaram-se do ponto de que Jesus tinha de procurar o seu "você também vai embora?" (Jo 6, 60). Para se manter fiel à vontade do Pai, para a nossa redenção e aceitação da “traição” de Jesus, humilhação para os sofrimentos da Paixão e Morte na Cruz. "Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio que você procura para descansar mesmo e a alegria?" [7].

Mesmo aos discípulos do Senhor, recomenda: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e amplo o caminho que conduz para a perdição" (Mt 7, 13) e, novamente, "a menos que vos arrependerdes, todos perecereis" (Lc 13: 3). O "grito" do Senhor à conversão e à penitência assume um drama, quando, à vista de Jerusalém, chorai por ele, exclamando: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas e não quiseste! Eis a sua casa fica vazia! (Lc 13, 34-35). Finalmente, depois de ter feito tudo o que era necessário para a nossa salvação, através de seu "sofrimento vicário", sua voz morre na cruz e reza: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lc 23, 34), com penitentes ofertas de todas as idades, com a absolvição dos seus pecados.

“À luz de mistério tão grande, a Igreja, impondo o símbolo austero de cinzas sobre as cabeças dos fiéis, convida-o a a reconhecer os nossos pecados e ser convertido: “Tu és pó e - por causa do pecado - ao pó voltarás”, então se você quiser ter vida”, ser convertido, crede no Evangelho" [8].

Assim, os ecos Mãe Igreja e as palavras do Senhor levam os seus filhos para embarcar em uma jornada de penitência e de luta espiritual do ascetismo a abandonar o pecado e viver "na liberdade dos filhos de Deus" porque: "você só receberá a coroa aquele que lutou em conformidade com as regras" (2 Timóteo 2, 5). “A Quaresma é, por assim dizer, o caminho de volta do ‘filho pródigo’ à casa de seu pai, um caminho que expressa todos os elementos essenciais para a celebração do sacramento da reconciliação.

- Exame de consciência: “Ele voltou a si..."

- A contrição: "Eu me levantarei e irei a meu pai..."

- Arrependimento: "Ele se levantou e foi para seu pai..."

- Confissão: "Pai, pequei contra o céu e contra ti ..."

- Absolvição: "Logo tragam o melhor vestido ..." (Lc 15, 11-32)
Fonte: www.zenit.org

"Recomenda-se aos fiéis a participação mais intensa e frutuosa na liturgia penitencial e a Quaresma. Esses atos são recomendados especialmente neste momento de abordar o Sacramento da Penitência, de acordo com a lei e as tradições da Igreja, a participar com o coração purificado dos mistérios da Páscoa [9]. O compromisso penitencial da Igreja, bem como descrito no Lecionário Ano C, animado e em muitos textos bíblicos, patrístico e euchological da Missa e Ofício Divino, é expresso nas celebrações concreto: o rito da imposição das cinzas, no Missa penitencial. Neste momento assume uma especial importância em quaisquer procissões penitenciais na Quarta-Feira da Quaresma. Atingiu seu auge na celebração penitencial solene no final da Quaresma, e resume o penitencial, prepara a celebração sacramental da reconciliação.

“É apropriado para o tempo da Quaresma. É celebrado tanto para crentes individuais, em toda a comunidade cristã, com uma celebração penitencial para se preparar para uma participação mais intensa no mistério pascal.” [10] - www.zenit.org.

A Igreja repetidamente grita em voz alta para si mesma: "Jerusalém, Jerusalém, convertida ao Senhor teu Deus". Que esta conversão seja genuína e a coloquemos em nossos lábios as palavras de arrependimento que veio da boca do ladrão arrependido: "Lembre de mim, Senhor, quando entrares no teu reino" (Lc 23, 42) e os nossos corações derreterem encontrados na alegria do perdão e dizer com Pedro: "Senhor, Tu sabes tudo, tu sabes que te amo" (Jo 21, 17) - www.zenit.org.

Queridos irmãos e irmãs, caminhemos para a Páscoa do Senhor, vivendo bem a quaresma, despojando-nos do homem velho decaído pelo pecado e falhas, mas que quer ser o homem novo restaurado na graça de Deus. Que cada gesto nos leve à plena conversão e mudança de vida e que haja mais amor, partilha, compreensão e perdão. Que a Igreja seja ornada com uma nova primavera de pessoas que buscam a santidade e vivem em conformidade à Palavra de Deus que gera vida no banquete que todos têm vez, voz e lugar.

Amém!


[1] Os quarenta dias do dilúvio (Gênesis 7, 12); o Moisés passou 40 dias no Monte Sinai (Êxodo 34, 27-28); tempo do quadragésimo aniversário do povo escolhido no deserto (Num 14, 33); os quarenta dias de conversão de Nínive

[2] Paschalis sollemnitatis 6

[3] Paschalis sollemnitatis n. 7

[4] Prefácio da Festa da Transfiguração

[5] Triveneta Litúrgica da Comissão; o Livro de Oração para as dioceses da região Triveneto. Torino, ed. PMA, de 1977, 306

[6] MRI. O primeiro domingo da Quaresma, Prefácio

[7] Adoração eucarística, orações e celebrações da Palavra durante todo o ano litúrgico, editado por P. Casa de Fausto, "Liturgia da Palavra", n. 7, Padova, ed. Messenger, 1978, p. 127

[8] RM. Mercola, Ash. A Sagração da imposição das cinzas, anamnese, vol. VI, p. 160

[9] Paschalis sollemnitatis 15

[10] Paschalis sollemnitatis, n. 37

NOTA Fonte: www.zenit.org, traduzido do italiano para o português

COM COLABORAÇÃO DE:
Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 07 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: