ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 7 de março de 2011

Quarta-Feira de Cinzas: Oração, Jejum e Penitência que salvam em Cristo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

"Tendes compaixão de todos, Senhor... Não aborreceis nada do que fizestes... não olhais para os pecados dos homens a fim de trazê-los à penitência... Mas perdoais a todos, porque todos são vossos, ó Senhor nosso Deus" (Antífona da Entrada)

Queridos irmãos e irmãs em Cristo inflamados na força do Espírito Santo,

Com esta invocação, tirada do Livro da Sabedoria (Cf. Sb 11, 23-26), a liturgia nos introduziu na celebração eucarística desta Quarta-Feira de Cinzas. Nós, cristãos, somos convidados a fazer um itinerário rumo à celebração uma revisão de vida e se converter para Deus. São momentos de graça de Deus que nos ajudam a caminhar com santidade e mudança de vida. Sair do pecado e procurar as coisas do céu que são a paz, a justiça, o amor, a prática do perdão, da misericórdia e solidariedade aos mais fracos. Com os exercícios quaresmais, que são a oração, o jejum e a penitência, aproximamo-nos mais do Deus da Vida e dos nossos irmãos e irmãs de caminhada.

A Igreja do Brasil iniciará mais uma Campanha da Fraternidade, que neste ano terá o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”. O seu lançamento será na Quarta-Feira de Cinzas (09/03), que marca o início da Quaresma. Esse tema é propício e urgente e nos faz refletir sempre sobre a proteção das nossas florestas, da preservação das nascentes de água, da forma de agir no tratamento do lixo e da emissão de gases que poluem o meio ambiente.

Para os cristãos e principalmente para, nós, católicos e crentes em Deus, devemos conscientizar para a defesa da natureza e do modo que nós a tratamos, pois foi Deus quem criou tudo para que a pessoa humana possa tirar dela o necessário para sua vida, sem destruí-la. A natureza não pode ser tratada como coisa ou simplesmente um negócio, pois ela, quando é desrespeitada, causa catástrofes.

Esses fatos que acontecem no mundo poderiam ser evitados se houvesse, por parte de todos(as), o respeito pela natureza, pela geografia do lugar e pela ocupação racional [cristã e sustentável] do solo. Que cada pessoa possa assumir a responsabilidade de orientar, defender e agir a favor da natureza para que este planeta seja preservado, a vida seja defendida e que a pessoa viva harmoniosamente com todos os seres que o habitam.

Devemos nos converter e caminhar pelas estradas da vida, configurando-nos no Cristo, servo sofredor, na oração, no jejum e na penitência. Clamar o perdão e viver santamente como sinal de arrependimento.

“Nesta perspectiva, compreende-se também o sinal penitencial das Cinzas, que são impostas sobre a cabeça de quantos iniciam com boa vontade o itinerário quaresmal. Essencialmente, é um gesto de humildade, que significa: reconheço-me por aquilo que sou, uma criatura frágil, feita de terra e destinada à terra, mas também feita à imagem de Deus e destinada a Ele. Pó, sim, mas amado, plasmado pelo seu amor, animado pelo seu sopro vital, capaz de reconhecer a sua voz e de lhe responder; livre e, por isto, também capaz de lhe desobedecer, cedendo à tentação do orgulho e da auto-suficiência. Eis o pecado, doença mortal que muito depressa começou a poluir a terra abençoada que é o ser humano. Criado à imagem do Santo e do Justo, o homem perdeu a própria inocência e agora só pode voltar a ser justo graças à justiça de Deus, a justiça do amor que, como escreve São Paulo, ‘se manifesta por meio da fé em Cristo’” (Rm 3, 22)” [1].

“Também nas leituras bíblicas da Quarta-Feira de Cinzas está muito presente o tema da justiça. Em primeiro lugar, a página do profeta Joel e o Salmo responsorial - “o Miserere” - formam um díptico penitencial, que evidência como na origem de cada injustiça material e social existe aquilo que a Bíblia denomina "iniquidade", ou seja o pecado, que consiste fundamentalmente numa desobediência a Deus, quer dizer, numa falta de amor. "Reconheço - confessa o Salmista - de verdade as minhas culpas/o meu pecado está sempre diante de mim./Contra Vós apenas é que eu pequei/pratiquei o mal perante os vossos olhos" (Sl 50 [51] 5-6). Portanto, o primeiro ato de justiça consiste em reconhecer a própria iniquidade e admitir que ela está arraigada no "coração", no próprio cerne da pessoa humana. Os "jejuns", os "prantos" e as "lamentações" (Cf. Jl 2, 12) e cada expressão penitencial tem valor aos olhos de Deus, só se for sinal de corações sinceramente arrependidos. Também o Evangelho, tirado do "sermão da montanha", insiste sobre a exigência de praticar a própria "justiça" - esmola, oração e jejum - não diante dos homens, mas unicamente aos olhos de Deus, que "vê o segredo" (Cf. Mt 6, 1-6.16-18). A verdadeira "recompensa" não é a admiração dos outros, mas a amizade com Deus e a graça que dela deriva, uma graça que confere paz e força de realizar o bem, de amar até quem não merece, de perdoar quem nos ofendeu” [1].

A segunda leitura, o apelo de Paulo a deixar-se reconciliar com Deus (Cf. 2 Cor 5, 20), contém um dos célebres paradoxos paulinos, que remete a toda à reflexão sobre a justiça ao mistério de Cristo. São Paulo escreve: "Aquele que não havia conhecido o pecado - ou seja, o seu Filho que se fez homem - Deus O fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus" (2 Cor 5, 21). No Coração de Cristo, isto é, no âmago da sua Pessoa divino-humana, desenrolou-se de maneira decisiva e definitiva todo o drama da liberdade. Deus levou a extremas consequências o seu desígnio de salvação, permanecendo fiel ao seu amor, mesmo à custa de entregar o seu Filho unigênito à morte, e morte de Cruz. Como escrevi na Mensagem quaresmal, "é aqui que se descerra a justiça divina, profundamente diferente da justiça humana... Graças à ação de Cristo, podemos entrar na justiça "maior", que é a do amor (Cf. Rm 13, 8-10)" [1].

Com as orientações do nosso papa Bento XVI, podemos caminhar com segurança para a quaresma e prepararmo-nos bem para celebrar com dignidade a Páscoa do Senhor. Jesus quer estar conosco para retirar do sepulcro da nossa vida os males que atrapalham de sermos verdadeiros cristãos. Assim, podemos fazer a diferença no mundo. A presença do cristão na Igreja, na política, na sociedade e na família é a oportunidade de transformar este mundo em que vivemos para a justiça, para a dignidade humana e para a vida para todos, gerando a paz e o verdadeiro desenvolvimento social e humano. Preserve o planeta e salve vidas!

Amém!


NOTA
[1] Trechos da Homilia (conversa com o povo) do papa Bento XVI, feita na quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito para ser publicado no dia 09 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: