ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Mistério da Quaresma deve ser vivido intensamente (Parte I)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Cada cristão(ã) é convidado(a) para fazer a caminhada com Cristo, o servo sofredor de javé, que assumiu as nossas dores e pecados para a nossa salvação e libertação. O amor de Deus é muito grande a todos. Por que não aderir a Cristo e aceitar as suas propostas que são de vida? Nada pode atrapalhar a nossa vida, se houver um propósito firme de mudança para melhor. Os muros da discórdia, do desamor e da falta de partilha são quebrados para ficarem nos seus lugares o amor que constrói vidas, a partilha que nos ajuda a ser mais irmão e irmã, a convivência fraterna com todos. Publicamos a seguir a reflexão de dom Henrique Finotti, pároco de S. Maria del Carmine, em Rovereto (TN), retirado do livro "O Ano Litúrgico: Mistério e Celebração Grace (Editora Vida Trentina, 2000).

A Quaresma é uma celebração do mistério da viagem que o Senhor realiza com decisão a Jerusalém, indo até a "montanha sagrada de sua Páscoa". "Enquanto ele fazia os dias quando ele foi levado, foi muito na direção de Jerusalém" (Lc 9, 51). Esta viagem é realçada pela música da liturgia das Vésperas na sua antífona no primeiro domingo da Quaresma. Agora nós subimos a Jerusalém. Será cumprida no Filho do homem a palavra dos profetas. Este mistério é celebrado no tempo e no conteúdo dos quarenta dias, prefigurado no Antigo Testamento [1]. O próprio Senhor já viveu no deserto, no início de sua vida pública, onde ele antecipou sua luta e sua vitória, o que no “agora" que vem da sua paixão gloriosa será integral e definitiva. É por isso que "a jornada anual de penitência da Quaresma é um tempo de graça, durante o qual faz você subir ao monte santo da Páscoa" [2].

Há três realidades que dominam o cenário da Quaresma: Batismo, Penitência, Cruz. O lecionário para férias “Quaresma” expressa essas três áreas, respectivamente, em A, B e C. 1) Batismo: A Quaresma é um tempo privilegiado de ouvir "a voz do Pai" por "seu Filho amado" em um anúncio intenso da Palavra de Deus, a redescobrir a adesão renovada ao batismo, que é nosso "ser cristão".

O Senhor, nos retiros e no deserto, para uma audição prolongada e em obediência total ao Pai, está agora a escutar e a obedecer o Projeto do Reino, de forma determinada, que é o caminho para a Páscoa. Os discípulos ouviram o Pai. Os discípulos agora, longe das multidões, chegam da Galiléia e são conduzidos pelo maestro a contemplar a vontade do Pai em toda a sua verdade, e os três anúncios da paixão e, sobretudo, a "montanha sagrada" em que o Pai proclama o convite Majesty's para ouvir o seu "amado filho" e siga o mistério da sua morte e ressurreição, que foi confirmado por testemunhas selecionadas. Moisés e Elias aparecem na glória.

O Evangelho da "Transfiguração" é sempre “proclamou”, segundo a antiga tradição, no segundo domingo da Quaresma, a iluminar o mistério da Cruz de glória e de fazer um flash na austeridade da Quaresma, antes da Páscoa, luz da ressurreição. Em vista desses grandes eventos, a Igreja, no tempo sagrado da Quaresma, abre seus filhos nas páginas da Escritura com a abundância e convida você para ouvir a Palavra de Deus com grande empenho e apoiar os catecúmenos no momento importante da última grande catequese antes de os sacramentos pascais, e preparar todas as pessoas a renovarem os seus votos de batismo vividamente, à noite, antes da Páscoa.

O objetivo do nosso itinerário quaresmal é o seguinte. A Quaresma é um tempo de tão grande clima na catequese litúrgica e sacramental, é a fé anual da escola. Na verdade, a composição do Lecionário da Missa, e de férias e trabalho, é extremamente precisa e rica para dar à comunidade cristã um programa rico e concentrado de catequese, que se expressa principalmente na homilia aos domingos e dias de semana, e que é novamente prorrogada e complementar à celebração de uma semana "estacional". Quaresma é também o "catecumenato". É a expressão mais intensa e típica, com os ritos da "eleição", com "cédulas", a "extradição" e a proclamação das páginas muito sobre a iniciação dos sacramentos.

"Toda a iniciação cristã tem um caráter pascal, desde a primeira participação sacramental na morte e ressurreição de Cristo. Para esta Quaresma, tem de chegar a toda a sua força como um tempo de purificação e iluminação, especialmente através das "eleições" e "entrega'..." [ 3]. O rito de palavras catecumenais "Efatá”, “Open” (Mc 7, 34b) para toda a Igreja invoca a graça de ouvir o que inspira nos corações dos fiéis: a invocação do profeta bíblico Samuel. "Fala, Senhor, por que o teu servo escuta" (1 Samuel 3, 9) e fundou a esperança de que, como o antigo profeta, mesmo para nós, a Palavra de Deus é para alcançar a plena aceitação e fertilidade. "Samuel não quer deixá-lo ir para esvaziar uma de suas palavras" (1 Sm 3, 19).

Amém!


COM COLABORAÇÃO DE:
Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 07 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: