ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 21 de março de 2011

“Deus se opõe ao pecado, mas salva o pecador”, explica papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Estamos fazendo a caminhada para a Páscoa do Senhor e nossa Páscoa também. É preciso que cada um de nós tome consciência de que devemos dar “NÃO!” ao pecado e recebermos a graça de Deus. O pecado escraviza e a graça de Deus nos liberta, e nos faz pessoas novas cheias de alegria e paz duradoura. Se cada vez ouvirmos a Palavra de Deus e alimentarmos do seu corpo e sangue, nós nos rejuvenesceremos para Deus e para os irmãos, pois todo ser vibra uma energia que vem Deus e nos refaz plenamente para a construção do Reino de Deus já aqui na terra para toda a eternidade.

O papa saudou fiéis presentes na Praça São Pedro, no Vaticano. "Este é o Primeiro Domingo da Quaresma, tempo litúrgico de quarenta dias, que é para a Igreja um itinerário espiritual de preparação para a Páscoa. Trata-se de seguir Jesus que caminha em direção à Cruz, ápice de sua missão de salvação", explicou o papa Bento XVI, no Ângelus.

"Por que a Quaresma? Por que a Cruz?", perguntou o papa. "A resposta, em termos radicais, é esta: porque existe o mal, aliás, o pecado, que segundo as Escrituras é a causa profunda de todo mal, mas a palavra pecado não é aceita por muitos, porque pressupõe uma visão religiosa do mundo e do homem", disse Bento XVI [1].

O santo padre ressaltou ainda que, diante do mal, o comportamento de Deus é o de se opor ao pecado e salvar o pecador. "Deus não suporta o mal, porque Ele é Amor, Justiça e Fidelidade e, por isso, não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. Para salvar a humanidade, Deus intervém e nós vemos isso em toda a história do povo judeu, a partir da libertação do Egito. Deus está determinado a libertar os seus filhos da escravidão para conduzi-los à liberdade. A escravidão maior e mais profunda é a do pecado. Por isso, Deus mandou seu Filho ao mundo para libertar os homens do domínio de Satanás, origem e causa de todo pecado", sublinhou [1].

Bento XVI frisou que Cristo se tornou vítima de expiação de nossos pecados, morrendo por nós na cruz. "Contra esse plano de salvação definitivo e universal, o diabo se opôs com todas as suas forças, como mostra o Evangelho que fala sobre as tentações de Jesus no deserto, proclamado todos os anos no Primeiro Domingo da Quaresma", disse. O pontífice ressaltou que entrar neste tempo litúrgico significa ficar do lado de Cristo, com Cristo e contra o pecado, "enfrentar individualmente e como Igreja o combate espiritual contra o espírito do mal".

O santo padre invocou a materna proteção de Maria para que este período da Quaresma seja rico de frutos de conversão e pediu aos fiéis para que rezem por ele e seus colaboradores da Cúria Romana que, neste domingo, iniciam o retiro espiritual [1].

Assim, queridos irmãos e queridas irmãs, depois de ouvirmos as palavras do nosso papa, que são iluminadas pela Palavra de Deus, e seguindo o exemplo de Cristo, que venceu a tentação, ao agirmos desse modo, seremos obedientes a Deus no projeto de salvação da humanidade. Jesus nos ensina como vencer o mal em nossa vida, que é praticando o jejum, a oração, a esmola aos que mais precisam e a penitência.

Tudo isso nos regenera para sermos fiéis a Cristo na Igreja que Ele mesmo nos deixou. Tornemo-nos um cristão comprometido e coerente ao projeto de Deus que tem para cada um de nós. Deus derrama misericórdia para todos os pecadores, e nos convida a deixar o pecado e aderir plenamente a Cristo para podermos viver a alegria que a Páscoa proporciona a cada pessoa humana.

Amém!


[1] www.cancaonova.com

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 13 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: