ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 13 de março de 2011

Quem segue a Deus tem vida e liberdade

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs,

A liturgia nos insere no mistério de Cristo que nos dá a sua Palavra e também o seu corpo como alimento para nossa caminhada. Formamos juntos uma família que se dispõe a partilhar o pouco que temos na comunidade Igreja e assim podemos ver o Reino de Deus acontecer no nosso meio.

Neste início de caminhada quaresmal, a Palavra de Deus nos chama atenção para a necessidade da nossa conversão a Deus. Isso significa que devemos colocar Deus no centro da nossa vida e deixarmos ser envolvidos em Deus numa comunhão que traz vida em abundância para todos. Para isso, devemos escutar a proposta que Ele faz para nós e colocá-la em prática, com fidelidade a Ele sempre. Os projetos de vida melhor que traz a paz e a felicidade devem estar em sintonia com os nossos ideais de vida.

No Livro do Gênesis, lemos que Deus criou o homem e a mulher para a felicidade e para a vida. Deus não erra nunca. Se estivermos com Deus, ouvindo-O sempre, seremos felizes e teremos vida. Mas se fecharmos em nosso egoísmo, isso nos trará infelicidade e morte. O orgulho e a prepotência nos trazem sofrimento e morte. Isso que percebemos e vemos ao nosso redor (Cf. Gn 2, 7-9; 3, 1-7).

A Segunda Leitura deste domingo (Cf. Rom 5, 12-19) nos propõe dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena. Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projetos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte. O esquema de Jesus gera vida plena e definitiva. Deus é quem comunica a vida em abundância e faz uma aliança de vida com os homens e as mulheres. A obediência gera sempre vida nova. Que possamos ser obedientes à vontade do Pai na família, na nossa comunidade e em tudo o que fizermos.

O Evangelho deste domingo (Cf. Mt 4, 1-11) apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou, de forma absoluta, uma vida experimentada à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar.

Assim, a tentação do poder, da riqueza e do ter atingem a pessoa toda e trazem consequências desastrosas, gerando morte, egoísmo, falta de solidariedade e compromisso. Devemos buscar as coisas do Alto e tudo o mais nos será dado por Deus. Isso é a Justiça de Deus.

Que esta caminhada que estamos fazendo rumo à Páscoa seja de crescimento e edificação para toda pessoa humana. Desse modo, a nossa realidade é transformada e o mundo se torna melhor porque as pessoas se tornaram melhores.

“Conversionem ad Deum ipsum liberum facit. Hoc Dei iustitiam. Deus caritas est.”

“A conversão a Deus nos traz a verdadeira liberdade. Isso é justiça de Deus. Deus é amor.”

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 12 de março de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: