ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de abril de 2011

O remédio da imortalidade é a nossa adesão a Cristo, vivo e ressuscitado

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Amados irmãos e irmãs,

Hoje é uma noite especial. Celebramos a vitória da Vida sobre a Morte. Agora a morte não tem mais primazia. Ela deu lugar para o Ressuscitado. No Jardim do Édem, o homem e a mulher experimentam a morte na árvore da vida, quando eles não podiam experimentar do fruto dela. Agora o remédio da imortalidade vem do pendente que estava na cruz feita de madeira extraída de uma árvore.

Caros irmãos e irmãs, devemos nos libertar dos homens velhos que veste a morte que é o pecado, mas devemos revestir do homem novo que vem da vida da graça. São Paulo, na Carta aos Gálatas, nos exorta: devemos largar das vestes velhas que são “fornicação, libertinagem, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas (Cf. Gl 5, 19ss).

Revesti-vos das vestes novas da graça que vem do Batismo. O que significa vestes novas? Assim, podemos dizer que temos que ser coerentes na vida, ser bons, justos, fraternos, solidários, procurar uma vida sem pecado, viver o amor desinteressado, viver a partilha e o bem comum para todos. Ser um bálsamo para o nosso irmão e irmã que precisa de nós para ter vida, procurar fazer o bem, colocar as mãos na massa e fazer acontecer a vida em abundância.



A fé cristã nos ensina que, no Batismo, somos revestidos com a nova veste de Deus, mas essa mudança de vestes é um processo que dura toda a vida. "Aquilo que acontece no Batismo é o início de um processo que abarca toda a nossa vida - torna-nos capazes da eternidade, de tal modo que, na veste de luz de Jesus Cristo, podemos aparecer diante de Deus e viver com Ele para sempre" (homilia do papa Bento XVI em 03-04-2010).

O santo padre citou ainda, na homilia da vigília da Páscoa do ano passado, uma antiga lenda judaica, contida no livro “A vida de Adão e Eva”. “A história conta que Adão, em sua última doença, mandou o filho Set junto com Eva à região do Paraíso em busca do óleo da misericórdia, que poderia curá-lo”. Segundo a lenda, o anjo Miguel, que estava no local, não lhe entregou o óleo, explicando que depois de 5.500 anos viria o amoroso Rei Cristo, o filho de Deus, e todos que acreditassem Nele seriam untados com o óleo da misericórdia.

Assim, Bento XVI destacou que também hoje os homens andam à procura de tal substância curativa. "A ciência médica atual, incapaz de excluir a morte, procura, contudo, eliminar o maior número possível das suas causas, adiando-a sempre mais; procura uma vida sempre melhor e mais longa” (homilia do papa Bento XVI em 03-04-2010).

O papa afirmou que “a erva medicinal contra a morte deveria ser diferente. Não deveria levar apenas ao prolongamento indefinido da vida, mas transformar a nossa vida de dentro para fora, criando em nós uma vida nova”, apontou o papa. E afirmou. "Sim, a erva medicinal contra a morte existe. Cristo é a árvore da vida, que se fez novamente acessível. Se aderimos a Ele, então estamos na vida". E concluiu. "O Senhor ressuscitado nos dá a alegria: a verdadeira vida” (homilia do papa Bento XVI em 03-04-2010).

Assim, meus amados irmãos e irmãs, queremos dizer a todos nesta noite santa, que a pessoa humana procura solução para os seus males, inclusive da morte. Será que tivesse esse remédio que prolongasse a nossa vida na terra seria a solução, pois corremos risco de ter uma nação envelhecida, sem jovens, e como poderíamos subsistir? O remédio da imortalidade que buscamos vem do nosso interior, renovando o nosso coração para estar na intimidade de Cristo vivo e ressuscitado. Se quisermos ter vida plena e eterna devemos ter a fé. Ela é capaz de mudar o homem velho do pecado para a vida nova da graça. Ele nos capacita para estar em comunhão com Ele, o Deus da vida. O Batismo já começou em nós o germe da imortalidade e da misericórdia de Deus.

Assim, se lê no livro de Henoc: "Então Deus disse a Miguel - assim continua o livro de Henoc - 'Toma Henoc e tira-lhe as vestes terrenas. Unge-o com o óleo suave e reviste-o com vestes de glória! ' E Miguel tirou as minhas vestes, ungiu-me com óleo suave; este óleo possuía algo mais que uma luz radiosa... O seu esplendor era semelhante aos raios do sol. Quando me vi, eis que eu era como um dos seres gloriosos" (Ph. Rech, Inbild dês Kosmos, II 524) - homilia do papa Bento XVI em 03-04-2010.

Assim, amados irmãos e irmãs, a luz, a veste nova, a profissão de fé, a unção, a renúncia ao pecado e ao mal, o compromisso de assumir com Cristo uma vida da graça na comunhão com Deus, com os irmãos e irmãs no Batismo significam que a vida nova renasce na morte e ressurreição de Cristo.

No decorrer dos séculos, os símbolos tornaram-se mais escassos, mas o acontecimento essencial do Batismo continua sendo o mesmo. Este não é apenas um lavacro, e menos ainda uma recepção, um pouco complicada numa nova associação. O Batismo é morte e ressurreição, renascimento para a nova vida (homilia do papa Bento XVI em 03-04-2010).

“Sim, a erva medicinal contra a morte existe. Cristo é a árvore da vida, que se fez novamente acessível. Se aderirmos a Ele, então estamos na vida. Por isso, nesta noite da ressurreição, cantaremos com todo o coração o Aleluia, o canto da alegria que não tem necessidade de palavras. Por isso Paulo pôde dizer aos Filipenses: "alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos!" (Fl 4, 4). Não se pode comandar a alegria. Somente pode ser dada. O Senhor ressuscitado nos dá a alegria: a verdadeira vida. Já estamos protegidos para sempre guardados no amor d'Aquele a quem foi dado todo o poder no céu e na terra (Cf. Mt 28, 18).

Assim, seguros de ser escutados, peçamos, como diz a oração sobre as oferendas que a Igreja eleva nesta noite: Acolhei, ó Deus, com estas oferendas as preces do vosso povo, para que a nova vida, que brota do mistério pascal, seja, por vossa graça, penhor da eternidade. Amém” (homilia do papa Bento XVI em 03-04-2010).

Viva Jesus Cristo Ressuscitado! Viva a Vida!

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 23 de abril de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: