ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Santidade é vocação a qual todos somos chamados, diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Cada cristão é apto a prosseguir na caminhada da santidade. Ela é conquistada através da nossa intimidade com Deus na oração, na escuta da Palavra e da Eucaristia que participamos e vivemos. Sede Santos como nosso Deus é Santo (Cf. 1 Pd 1, 16). Não devemos ter medo de abrir o nosso coração a Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Cf. Jo 14, 1-12). Nele encontramos a razão da nossa fé. Devemos buscar Deus juntamente com os nossos irmãos e irmãs de caminhada.

"Trilhem, com determinação, o caminho da santidade", exortou o papa Bento XVI, neste sábado, 29, no encontro com sacerdotes e seminaristas, ao receber a Comunidade do Colégio Etíope, no Vaticano. A instituição recorda os 150 anos da morte do seu padroeiro, São Justino De Jacobis. O santo padre destacou que a comunidade é "sinal dos antigos e profundos laços de comunhão que unem a Igreja na Etiópia e na Eritreia à Sé Apostólica".

"Vocês são um sinal de esperança, especialmente para a Igreja em seus países de origem. Estou certo de que a experiência de comunhão vivida aqui em Roma os ajudará também a dar uma preciosa contribuição para o crescimento e para a pacífica convivência de suas amadas nações” (www.cancaonova.com).

Bento XVI ressaltou o exemplo de São Justino que dedicou toda a sua vida a serviço do povo abissínio e, em particular, à formação dos padres etíopes. "Justino intuiu, com visão de futuro, que a atenção ao contexto cultural deveria ser um caminho privilegiado no qual a graça do Senhor formaria novas gerações de cristãos. Aprendendo a língua local e favorecendo a multissecular tradição litúrgica do rito próprio daquelas comunidades, ele trabalhou também por uma eficaz obra ecumênica".

Bento XVI deteve-se sobre a atividade do Pontifício Colégio que ajuda os seminaristas "em seu compromisso de preparação teológica, espiritual e pastoral". E exortou os sacerdotes formados em Roma a "suscitarem em cada um o amor a Deus e à Igreja", uma vez retornados à comunidade de origem ou quando acompanham os compatriotas emigrados para o exterior (www.cancaonova.com).

Seguindo o exemplo de São Justino, acrescentou, saibam que para vocês sacerdotes e seminaristas "é traçado o caminho da santidade". "A santidade se coloca, portanto, no coração do próprio mistério eclesial e é a vocação a qual todos somos chamados. Os Santos não são um ornamento que reveste a Igreja a partir de fora, mas são como as flores de uma árvore que revelam a inexorável vitalidade da linfa que a percorre".

"Apesar do caráter próprio da vocação de cada um, não somos separados entre nós; somos, ao invés, solidários na comunhão interna de um único organismo espiritual”, observou o pontífice. “Cristo”, disse ainda, "conquistou" a nossa vida. E, todavia, "não suprime as qualidades características da pessoa". Pelo contrário, "as eleva, as nobilita e, fazendo-as suas, as chama a servirem ao seu mistério e à sua obra", concluiu Bento XVI (www.cancaonova.com).

As palavras de nosso papa Bento XVI nos ajudam a tomar posição e viver em santidade no mundo onde parece que Deus não existe. Ser santo hoje é testemunhar que Deus faz maravilhas em nossa vida sem tirar as nossas qualidades e nosso modo de existir para que, aonde situarmos, o mundo torna-se mais humano e cristão. Cada pessoa é chamada a fazer a corrente do bem e desse modo vai se propagando em toda parte numa grande explosão de amor de Deus entre nós. Cada gesto feito e cada atitude dos cristãos vão testemunhando que Jesus é o Senhor para glória de Deus no Espírito Santo (Cf. Fl 2, 9-11).

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito no dia 29 de janeiro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Nenhum comentário: