ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Deus prepara o banquete e nos convida para ele

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A cada domingo, somos chamados a ser operários do Senhor para trabalhar na vinha do mundo. Devemos ser fieis colaboradores e apresentar os frutos devidos, pois Deus é sempre fiel. Nos três últimos domingos, refletimos a realidade da Igreja, que foi simbolizada onde éramos convidados a trabalhar nela. Hoje há um banquete preparado pelo Senhor, onde todos são convidados a ele.

No Livro de Isaías, vemos uma visão do profeta que fala a todos nós do Banquete preparado com zelo e carinho por Deus e este é para todos os povos. Não tem exclusividade a ele. Sabemos que o banquete dado pelo povo foi sempre sinal de amizade sincera a pessoa, uma partilha e troca de presentes. Agora é Deus que dá o Banquete extraordinário, tira as lagrimas e sofrimentos do povo. É prenúncio de um presente que nunca acaba, que é a salvação para todos os povos com a morte e ressurreição do seu filho único Jesus. Jesus é o sinal maior da vitória da vida sobre a morte, pois Ele se doou totalmente à humanidade (cf. Is 25, 6-10a).

O apóstolo Paulo nos mostra que a força de Cristo ressuscitado o sustentou em meio às dificuldades dos seus trabalhos missionários. Como ele mesmo diz: "Tudo posso naquele que me dá força". Se tivermos em comunhão com Cristo, com certeza, venceremos as lutas e as dificuldades na família, na comunidade e no mundo (cf. Fl 4.12-14.19-20).

O evangelista Mateus nos ilustra a imagem do Banquete em que Isaías referia se referia a propriedade de falar de Jesus Cristo. O Reino de Deus é comparado ao Banquete como uma festa de casamento. O aspecto teológico disso é: o Rei é o próprio Deus que organiza a festa das núpcias do noivo que é o seu filho Jesus; a esposa é a humanidade toda na figura da Igreja; e o banquete é a imagem da felicidade messiânica, isto é, a salvação e vida plena para todos. Aqueles que aceitam o convite de Deus têm a felicidade sem igual.

Os servos que saem para fazer o convite são os profetas, os apóstolos e todos nós que somos chamados a ser missionários do Senhor para fazer o convite a todos para esse banquete extraordinário que todos somos chamados.

Aqui vemos que os primeiros não aderem ao convite, que são os líderes religiosos da época de Jesus, pois preferem ficar nos seus interesses pessoais e se manterem nas estruturas religiosas, e outros que não deixam outras pessoas participarem delas. Mas Deus sempre se empenha, apesar das forças contrárias na construção do seu Reino.

Agora o convidado que vem como curioso, sem o traje da festa, que está à disposição de participar dela, é retirado sem dó. Mas, os convidados que estavam excluídos pelos caminhos que são os pobres, os aleijados, os pecadores e todos os marginalizados, atendem ao convite e estão dispostos a aderir à festa, onde o próprio Deus preparou.

Nenhuma dificuldade de fazer os convites desanimou Deus, como Ele mesmo nos diz: "Ide pelas encruzilhadas... e convidai todos os que encontrardes...". Assim, esta festa fica cheia de bons, e maus vêm participar dela por causa do convite de Deus. Deste modo, se observa que "muitos são os chamados... poucos os escolhidos...". Isto não quer dizer que poucos se salvam..., mas sim que o número é inferior ao dos chamados... por não corresponder ao chamado do Deus da Vida. Deus sempre nos chama, como ilustra o evangelista: “Ide pelas encruzilhadas, pelas periferias das cidades e”.

“Convidai a todos os que encontrardes...”. Cristo também nos convida para o Banquete da Eucaristia que acontece em cada missa, como Ele mesmo nos diz: “Felizes os convidados para o banquete de núpcias do Cordeiro!" (Mt 22, 1-14).

Então, não podemos ficar surdos ao convite de Deus e nem cruzar os braços, mas devemos ter a sincera disposição de atender ao seu convite e participarmos desse Reino de justiça, paz, partilha, solidariedade e de amor.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de outubro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br

Nenhum comentário: