ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O sim de Maria nos chama para a oração do Rosário

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos faz estar em contato com o nosso Deus e Ele torna-se um Pai zeloso que nos ensina, nos ajuda no momento difícil e também nos dá animo para a missão. Celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário. “Esta festa foi instituída pelo papa Pio V em 1571, quando se celebrou a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos, vencendo-os em combate” (1).

“Embora Maria seja a Protagonista do Rosário, na verdade, trata-se de uma oração Cristocêntrica, onde se contemplam os mistérios da nossa Redenção. E quem nos redimiu foi Jesus Cristo, e como tudo na Vida de Nossa Senhora, o Terço nos conduz ao centro da Fé que é Jesus, o Filho de Deus, justificando assim a célebre expressão: ‘Tudo por Jesus e Nada sem Maria’. Em todos os mistérios contemplados, Maria está em comunhão com Jesus e com o Pai, sendo que a ação é obra do Espírito Santo. Não é à toa que antes da contemplação de cada mistério, se louva o Pai, o Filho e o Espírito Santo” (1).

“Sem Jesus, a Vida da Virgem Maria não teria sentido, mas a sua vocação de ser Mãe de Deus não aconteceu de maneira mágica. É muito importante compreendermos que, quando se coloca como Serva nas mãos de Deus, MARIA não renunciou à Vida, tornando-se um robô nas mãos do Pai. Ao contrário, seus planos passaram a ter um sentido. Isso significa dizer que suas escolhas e decisões passaram a ter como única referência a Vontade de Deus” (1).

“Fazer-se serva do Pai Eterno não significa abrir mão do livre arbítrio, pois essa liberdade é dom que custou caro a cada homem e mulher. A Vida de Jesus, sua paixão e morte re-significou a Vida humana, dando-lhe um sentido, permitindo ao homem retomar decisões e fazer escolhas. A Fé não anula a nossa experiência humana, ao contrário, dá a ela um novo significado, cuja profundidade nós encontramos em Jesus de Nazaré. Por isso que o anúncio do anjo revolucionou a Vida de Maria e, ao repeti-lo uma dezena de vezes diante de cada mistério a ser contemplado, estamos manifestando o nosso desejo de imitá-la, acolhendo no coração, que foi o primeiro lugar que Jesus foi gestado em Maria, essa mesma esperança de vermos o Reino acontecer, pela ação Divina, e com a nossa participação direta...” (1).

Deus ama e nos dá Maria, a mãe do sim e do Rosário para que possamos caminhar nos nossos trabalhos diários. Na comunidade, somos impulsionados para o amor sempre que ajuda as pessoas que mais precisam. Sempre teremos pessoas que estão em necessidades e, nesses momentos, a oração perseverante em comunidade ajuda muito. Assim é o que ouvimos hoje nos Atos dos Apóstolos: depois que Jesus foi para o céu, os apóstolos, juntamente com algumas mulheres, e entre algumas estava Maria e os primos de Jesus, reunidos em oração. Devemos nos reunir sempre com disposição de vivenciar o amor a Jesus com Maria e também a todos os nossos irmãos.

O Evangelista Lucas nos mostra o mensageiro de Deus na casa de Maria e o sim de Maria a Deus a favor de toda a humanidade. Ela, a mulher de oração e da escuta da Palavra, ouve, entende e responde como uma serva solícita.

Deus vem habitar entre nós por meio de Maria. Devemos aprender de Maria, a humilde serva do senhor, ser mais atento à Palavra de Deus, ser uma pessoa de oração e perseverante no bem. Deus sempre intervém na historia, mas espera a resposta livre do homem e da mulher ao seu projeto de salvação, vida e justiça.

O Reino de Deus precisa de operários zelosos e cheios de amor-doação que leva a Palavra de Deus e esperança a todos que mais necessitam.

O Rosário de Maria contempla os mistérios de Deus revelados em cada dezena. Se quisermos estar sempre pertos de Deus, devemos entrar na escola de Maria, rezar o Terço, receber a Eucaristia e vivenciar os valores evangélicos e cristãos.

Que a luz que brota do nosso amor vivido seja irradiada a todos.

Amém!


(1) > www.npdbrasil.com.br

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 07 de outubro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br

Nenhum comentário: