ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O amor é o maior mandamento de Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Liturgia do próximo domingo (23/10) nos lembra do Dia Mundial das Missões. O batismo nos inseriu para sermos missionários no mundo hostil a Deus. O anúncio deve ter matiz do amor e do testemunho. Se quisermos ser coerentes a Deus, devemos amá-Lo e também a nossos irmãos, como a nós mesmos.

No Livro do Êxodo, nos é mostrado o maior mandamento que é o amor real aos necessitados e desprotegidos. Aí estão incluídos os estrangeiros, as viúvas, os órfãos, os endividados, os pobres, etc. Se amamos a Deus, devemos amar o próximo. Está prescrito na lei divina. Vamos ver isso claramente no Evangelho deste próximo domingo, quando Jesus explicita esse amor, pois só podemos ser coerentes no amor a Deus se estivermos presentes com o amor ao nosso próximo (Cf. Ex 22, 20-26).

O apóstolo São Paulo dá ênfase ao amor vivido entre os cristãos da comunidade Tessalônica que faz acontecer o nascimento da fé e do amor entre os irmãos. Essa prática cristã produz frutos na comunidade e nas outras, pois o testemunho fala mais alto na missão de propagar o Evangelho de Cristo: o exemplo de Amor (Cf. 1 Ts, 5c-10).

O Evangelista São Mateus mostra Jesus resumindo a Lei de Deus na Lei maior que é o amor. Jesus resume toda a LEI no Amor que está intimamente ligada ao Amor a Deus e aos irmãos. Jesus responde a uma pergunta capciosa e maldosa dos fariseus para poder culpar Jesus e levá-Lo à condenação. Eles perguntam a Jesus qual é o maior dos Mandamentos de Deus?

Deus tinha dado 10 mandamentos, mas, na época de Jesus, o costume era 613 mandamentos para serem vividos. Um fardo para o povo de Deus. Mas Jesus responde usando duas passagens do Antigo Testamento que são: "Amarás o Senhor teu Deus com todas..." (Dt 6, 5) e "Amarás teu próximo como a ti mesmo..." (Lv 19, 18). Agora Jesus inaugura um novo temo, resumindo esses dois em um: Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo (Cf. Mt 22, 34-40).

Isso é cerne do cristianismo. Não se pode dizer ser cristão se não houver amor a Deus e aos irmãos. A nossa sociedade precisa viver esse mandamento novo de Jesus e, desse modo, o mundo se humaniza e cristianiza nas relações pessoais que visam a justiça e a paz para todos. Deus é amor e quer que todos participem desse amor na construção de uma sociedade onde não haja excluídos e nem marginalizados.

Devemos promover a verdadeira religião demonstrada por Jesus e não ficar presos às coisas secundárias, a normas arcaicas e ou a ritualismos sem sentido que afastam os nossos irmãos à comunhão com Deus e com os outros. Devemos ser missionários com as nossas atitudes coerentes na fé em Jesus Cristo, Senhor da Vida e da História.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 19 de outubro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com
www.evangelhodiario.org
www.npdbrasil.com.br
www.padrejairo.com.br



Nenhum comentário: