ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Homem tem "profunda saudade de Deus", escreve Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão faz parte da grande família de Deus e, pelo Batismo, foi incorporado a Cristo para sempre. Assim, somos novas criaturas e recebemos a graça da filiação divina. Cada pessoa deve responder, com a sua vida, a crença no Deus da vida com uma atitude coerente na transformação deste mundo. Não podemos nos afastar do Deus da Vida, pois Ele é que tem a chave da eternidade. A Igreja é sinal visível do amor de Deus entre nós. Ela nos ensina e nos chama à comunhão eclesial e divina. Precisamos praticar a caridade e o amor fraterno entre todos e assumir um papel de interlocutor ecumênico, pois Cristo é Senhor de todos. Esta condição foi nos dada através do seu sacrifício cruento na cruz e da sua ressurreição para sempre.

“Ao longo dos séculos, a Igreja nunca cessou de proclamar o mistério salvífico da morte e ressurreição de Jesus Cristo’’, disse o papa. Assistimos, no mundo contemporâneo, a fenômenos contraditórios: por um lado, registra-se uma difusa distração ou também insensibilidade com relação à transcendência; por outro, há numerosos sinais que atestam o permanecer, no coração de muitos, de uma profunda saudade de Deus". Esse é um dos trechos da carta que o papa Bento XVI enviou ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, por ocasião do 12º Simpósio Intercristão, com o tema "O testemunho da Igreja no mundo contemporâneo", que acontece em Salônica, Grécia, de 30 de agosto a 02 de setembro (1).

O pontífice indicou que o tema do Simpósio é de grande atualidade e está no centro de suas preocupações e orações, conforme afirmou na Carta Apostólica Ubicumque et semper, com a qual instituiu o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. "Ao longo dos séculos, a Igreja nunca cessou de proclamar o mistério salvífico da morte e ressurreição de Jesus Cristo, mas aquele mesmo anúncio precisa hoje de um renovado vigor em muitas das regiões que por primeiro acolheram a sua luz, e que experimentam os efeitos de uma secularização capaz de empobrecer o homem na sua dimensão mais profunda", escreve (1).

"Para um renovado anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo, é preciso evangelizadores que sejam animados pelo mesmo zelo apostólico de Paulo", adverte o santo padre. Por fim, o bispo de Roma recordou que os atuais cenários culturais, sociais e econômicos colocam a católicos e ortodoxos os mesmos desafios. "O conhecimento recíproco das nossas tradições e a amizade sincera representam, já em si mesmo, uma contribuição à causa da unidade dos cristãos", expressou-se.

O Simpósio é promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e pelo Departamento de Teologia da Faculdade teológica ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salônica (1).

Assim, com as palavras do nosso papa, podemos anunciar o Evangelho de Cristo a todos e promover entre nós um diálogo que renova a fé Nele, que é o único salvador da humanidade. Ser cristão implica aderir plenamente a Ele e promover a paz e a justiça. Não podemos ficar fechados no nosso egoísmo e maldade, pois podemos ofuscar a imagem verdadeira de Cristo que é o cordeiro pascal que deu a vida para toda humanidade. A Igreja não pode jamais se fechar no seu mundo, sem dispor a encontrar o denominador comum que nos une a Cristo. A divisão é a contradição da nossa prática cristã, mas, se estivermos com Jesus, então devemos ser criaturas novas e assumir a verdadeira identidade de Cristo entre nós.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 02 de setembro de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com

Nenhum comentário: