ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Palavra de Deus é de todos



Estamos no 26º Domingo do Tempo Comum e estamos celebrando o Dia Nacional da Bíblia. A Palavra de Deus é de todos. Ninguém tem monopólio dela. Nós somos iluminados pela Palavra de Deus e ela sempre nos ajuda em todos os momentos de nossa vida. Deus permite que a sua palavra seja proclamada para nós por pessoas escolhidas por Ele. É Deus que nos envia para sermos missionários no mundo.

No Livro dos Números, podemos constatar que a Palavra de Deus não é monopólio de ninguém. Vemos ali que a Palavra não é monopólio de ninguém. Moisés, o libertador do Povo de Deus, já com idade avançada e achando que já não pode mais conduzir seu Povo, nos fala: “Sozinho, não posso mais carregar esse povo”. Deus ouve Moisés e propõe a Ele escolher 70 anciãos que, após serem ungidos pelo Espírito de Deus, o ajudariam na tarefa dele. O nosso Deus é bom e sempre está atento aos seus escolhidos.

Desta maneira, Ele nos ajuda sempre. Como se pode ver, Deus derramou seu Espírito nos 70 anciãos que logo começaram a profetizar, mas não continuaram. Dois, que não estavam no grupo de 70, começaram a profetizar. Isso causou uma irritação a Josué, que falou a Moisés: Mande-os calarem. Moisés já dizia: “Sozinho, não posso mais carregar esse povo”. Todavia, Moisés deixou-os profetizar e disse a Josué: “Oxalá todos recebessem o Espírito e profetizassem!”. Para Moisés, isto era bom, pois podia contar com outros na sua tarefa de conduzir o Povo no caminho correto. Esta lição, podemos levar para as nossas comunidades, pois em cada comunidade temos pessoas capazes e que nos podem ajudar na tarefa de evangelizar. Não devemos fazer tudo sozinhos (cf. Nm 11, 25-29). Não devemos ter ciúmes dos outros que estão fazendo algo bom para a construção do Reino de Deus. O batismo nos habilita para isso. Somos missionários da Palavra de Deus e devemos levá-La para todos.

São Tiago denuncia o acúmulo de riquezas de alguns à custa da miséria de muitos. A riqueza de bens deve estar a serviço dos outros. Ser justo nos pagamentos aos empregados, ser misericordioso e solidário aos que sofrem e partilhar o amor a todo ser humano é nossa essência cristã. O amor se multiplica cada vez que amamos as pessoas (cf. Tg 5, 1-6).

O evangelista Marcos nos mostra, com clareza, que ninguém tem o monopólio de Cristo. Quem usa o nome de Cristo nunca vai falar mal Dele, pois Deus opera em nome Dele, fazendo curas e milagres maravilhosos em nosso meio (cf. Mc 9, 38-43.47-48). Nós vemos que os discípulos não conseguiram expulsar o espírito mudo em uma pessoa, mas outro fora do grupo deles conseguiu. Isso irritou os discípulos e falaram para Jesus. Eles pedem para que Ele o proíba de fazer estas coisas. Então, Jesus diz: “Não lhe proíbam... Quem não está contra, está a nosso favor”.

Jesus não é exclusivo de ninguém. Onde tiver alguém bem intencionado, as maravilhas de Deus acontecem. Não podemos ser juízes e nem monopolistas da Palavra de Deus para que O Evangelho da Vida aconteça em nosso meio. Somos participantes da Igreja presente no mundo onde a paz, a justiça, o amor e o pão partilhado acontecem onde existe a verdadeira comunidade. Todos têm vez e voz na Igreja de Cristo. Que esta liturgia nos faça humildes e fraternos com todos.

Amém!

30-09-2012

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
Mora em Itajubá (MG)
Natural de Cristina (MG)

ESPAÇOS NA INTERNET QUE RECOMENDO

Nenhum comentário: