ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jesus é o Rei que serve a todos

Queridos irmãos e irmãs,


Estamos no último domingo do Tempo Comum. Estamos encerrando mais um ano da Igreja. Caminhamos com Cristo durante todo o ano e agora o proclamamos como Rei do Universo. Estamos celebrando também o Dia do Leigo que colabora com a Igreja e com Cristo, na difusão do Evangelho de Jesus. Somos discípulos de Jesus Cristo.

Esta festa é para mostrar que Jesus é diferente dos reis da terra que querem poder e privilégio neste mundo. Jesus é diferente, Ele é o servo de Javé. A Igreja coloca Jesus como centro de todo o universo e da terra. Ele tem essa primazia porque o seu trono foi a cruz, demonstrando todo o seu amor pela humanidade. Jesus é o salvador de todos.

As leituras bíblicas deste domingo nos mostram e nos dizem da realeza de Jesus. No Livro de Daniel é anunciado o Filho do homem que vem do céu para instaurar o Reino sem fim, onde a justiça de Deus reinará para sempre (cf. Dn 7, 13-14).

O contexto da época era que os judeus estavam sob domínio dos gregos. O Antioco IV queria impor aos judeus a cultura e a religião grega de modo violento, isto é, pela força do seu poder. Daniel, através da linguagem apocalíptica, vem animar as comunidades para se manterem firmes na fé. Ele mostra que o filho do homem virá do céu para o verdadeiro poder, glória e trará o reino novo. Essa profecia se realizou em Jesus Cristo, pois o Reino de Deus é para sempre, embora não o vemos, mas Jesus já o instaurou entre nós. É o fermento na massa. Cada um de nós é esse fermento que vai se realizando entre nós e no nosso meio. Jesus precisa ser conhecido e vivido por todos.

No Livro do Apocalipse, vemos que Jesus é o príncipe dos reis da terra. Ele virá novamente cheio de poder, de glória e de majestade para que, definitivamente, coloque o Reino de felicidade, justiça e paz em todo o mundo (cf. Ap 1, 5-8). Hoje somos mensageiros de Jesus que evangelizam e mostram para todos que vale a pena seguir Jesus e vivê-lo de modo intenso.

O evangelista João mostra para todos essa realeza de Cristo. O ministério de Jesus foi difundido por Ele. Jesus não quis ser rei do modo que existia na sua época. A sua missão é mostrar o Reino de Deus e a sua justiça, embora muitos queriam fazer Jesus rei na terra, mas Jesus não o queria, pois seu reino é diferente e passa pelo serviço desinteressado aos outros. Ele é um rei servidor (cf. Jo 18, 33b-37). Ao aproximar a sua paixão, Jesus já não tinha os seus companheiros e nem havia um exército para protegê-lo.

No tribunal, Jesus confirma a sua realeza diante da pergunta de Pilatos: “Tu és o Rei dos Judeus?”. Jesus responde em bom tom: “Eu sou REI. Mas o meu Reino não é deste mundo...”. “Para isso nasci e para isso vim ao mundo. Para dar testemunho da Verdade. E todo aquele que é da Verdade, ouve a minha voz...”. Jesus é o rei que serve e salva. A sua coroa é de espinho, a cruz é o seu trono e o amor total à humanidade é o seu poder. A sua cruz é bendita, pois ela denuncia toda injustiça humana.

O crescimento do Reino de Deus trazido por Jesus é alastrado no mundo pelos seus seguidores que querem viver a autenticidade dos valores evangélicos, que são o amor, o perdão, a doação, a partilha e a solidariedade. O reino da santidade, da graça e da paz que se traduzem nos gestos de todos que trabalham nas pastorais e movimentos. Nós devemos aprender o exemplo de Jesus, pois o nosso trabalho deve ser despojado e sem nenhuma pretensão ou privilégios.

Que esta liturgia nos ajude a serem servidores do Evangelho de Jesus. Ele é realmente o Rei do Universo e da humanidade. Viva o Rei Jesus entre nós.

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
Mora em Itajubá (MG)
Natural de Cristina (MG)

ESPAÇOS NA INTERNET QUE RECOMENDO


Nenhum comentário: