ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bento XVI inicia ciclo de catequeses sobre a fé cristã

A fé é dom de Deus que cada pessoa recebe no seu batismo. Somos agraciados por Deus e Ele vem até nós por meio da sua ação santificante. No batismo, a trindade santa vem habitar em nós. A fé é uma resposta que damos a Deus quando cremos no amadurecimento da vida. Crer é condição essencial para aderirmos a Cristo. Quando somos batizados, os nossos pais e padrinhos fizeram a profissão de fé e, quando crescemos, vamos aprendendo a responder, com a maturidade, esta fé que foi colocada dentro da nossa vida naquele dia em que recebemos o Batismo (1).



A fé cristã não limita, mas humaniza a vida. De fato, torna-a plenamente humana, refletiu o santo padre, o papa Bento XVI na catequese de quarta-feira, 17. O papa Bento XVI começou na quarta-feira, 17, o ciclo de catequeses sobre a fé cristã, tendo em vista o Ano da Fé, iniciado no último dia 11. O santo padre enfatizou que ter fé não é algo restrito à inteligência, ao campo intelectual, mas envolve toda a vida: sentimentos, emoções, razões humanas. O sumo pontífice destacou que a fé em Deus indica que somente o amor é a plenitude do homem. Nesse sentido, o homem fica degradado, empobrecido diante de situações de domínio, arrogância, exploração do outro (2).

“A fé cristã, operante na caridade e forte na esperança, não limita, mas humaniza a vida, de fato a torna plenamente humana”, disse. O papa explicou que a fé é o acolhimento à revelação de Deus, que nos mostra quem Ele é, como Ele atua, quais são os seus projetos para a humanidade. E na revelação, sempre é Deus que se comunica e o homem é capaz de escutar sua Palavra. “Eis então a maravilha da fé: Deus, no seu amor, cria em nós, por meio da obra do Espírito Santo, as condições adequadas para que possamos reconhecer a sua Palavra. Deus mesmo, na sua vontade de manifestar-se, de entrar em contato conosco, de fazer-se presente na nossa história, nos torna capazes de escutá-Lo e de acolhê-Lo” (2).

Sobre a forma de se encontrar, então, o que é essencial da fé, Bento XVI disse que a resposta é o Credo. Ele destacou a importância do Credo ser melhor compreendido e, sobretudo, reconhecido. “Conhecer, de fato, poderia ser uma operação somente intelectual, enquanto ‘reconhecer’ quer significar a necessidade de descobrir a ligação profunda entre a verdade que professamos no Credo e a nossa existência cotidiana, para que esta verdade seja verdadeiramente e concretamente, como sempre foi, luz para os passos do nosso viver, água que irriga o calor do nosso caminho, vida que vence certos desertos da vida contemporânea”. O papa concluiu a catequese rezando para que o caminho a ser percorrido neste Ano da Fé ajude a humanidade a crescer na fé e no amor, “para que aprendamos a viver, na escolha e nas ações cotidianas, a vida boa e bela do Evangelho” (2).

As palavras do nosso papa nos enchem de ânimo para que possamos responder com maturidade a nossa fé em Cristo. Esta fé que temos em Deus é fruto do amor Dele por nós. Mesmo quando estamos em trevas do pecado, Deus vem até nós para que voltemos a Ele restaurados pela sua graça santificante. Somos chamados para dar razão à nossa fé em Jesus. Não se pode omitir diante de tantas maravilhas que Deus tem proporcionado para nós. Nós não somos um amontoado de inteligência, mas somos abarcados pelo grande amor de Deus. Em Cristo, somos novas criaturas e muitos deram testemunho disso diante da fé que tinham em Jesus. Eles não temeram de dar a sua vida por Jesus para que outros experimentassem essa graça que vem de Deus para sempre até nós. O amor de Deus por nós nos dignifica para termos vida em abundância na graça de Cristo para sempre.

Amém!!!

(1) José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
Mora em Itajubá (MG)
Natural de Cristina (MG)



ESPAÇOS NA INTERNET QUE RECOMENDO

Nenhum comentário: