ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Local da vigília com o papa na JMJ Rio2013 está escolhido



COM ARTE DE Clayton, do Santuário São Bernardo

Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer de 23 a 28 de julho de 2013, na capital fluminense.

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, na manhã da última quarta-feira (28/11), durante o 2º Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, iniciado no domingo (25/11) e encerrado na quinta-feira (29/11).

A informação foi divulgada no site oficial da JMJ e foi anunciada durante coletiva de imprensa que contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), cardeal Stanislaw Rylko, de dom Orani João Tempesta, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL), e do coordenador geral da JMJ, monsenhor Joel Amado. 

Até então, a Vigília e a Missa de encerramento da JMJ aconteceriam na Base Aérea Santa Cruz. A mudança foi cogitada após a visita do responsável pelas viagens do papa Bento XVI, Alberto Gasbarri, aos locais da JMJ, em outubro deste ano.

A Praia de Copacabana permanece como um dos locais dos principais eventos da JMJ, acolhendo a abertura da JMJ 2013, a recepção ao papa e a Via-Sacra com os jovens.

O Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 reuniu, no Rio de Janeiro, cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de 75 países.

FONTE

COLABORAÇÃO
José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
Mora em Itajubá (MG)
Natural de Cristina (MG)

ESPAÇOS NA INTERNET QUE RECOMENDO


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SHALOM NA JORNADA - Padre de Roma conversa com jovens do Shalom Rio


A Comunidade Católica Shalom realizou um bate-papo com o padre Maurizio Mirilli, responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Roma, na quarta-feira (25/07), na lanchonete e livraria da missão no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do projeto de mobilizar e preparar os jovens e todos os interessados em participar dessa peregrinação que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, com a Comunidade Shalom.

O padre Mirilli, responsável por uma das maiores delegações estrangeiras que virão para a JMJ, conversou sobre os desafios de organizar um grupo de peregrinos. Ele já visitou o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ e volta a Roma com as informações sobre inscrições e hospedagem para os jovens italianos.

A JMJ reuniu na sua última edição em Madrid, capital espanhola, no ano de 2011, cerca de dois milhões e meio de jovens do Brasil. No Rio de Janeiro, acontecerá nos dias 23 a 28 de julho de 2013. O encontro com o papa ocorre a cada dois anos. No final de semana de 27 a 29 de julho, o COL realizou o evento “Preparai o Caminho”, no Maracanãzinho, um grande encontro rumo à JMJ 2013.

O evento #shalomnajornada foi transmitido ao vivo pela WebTV Redentor a partir das 19h de quarta-feira (25/07). Muita gente acompanhou a cobertura e participou dessa conversa pelo Twitter @comshalom e @webtvredentor usando a hashtag #shalomnajornada.

POR Lucas Amaral
+55 21 8109 7890 (TIM)
facebook; twitter: @doamaral; skype/GTalk; lopesdoamaral

NOTÍCIA ENCAMINHADA
POR E-MAIL À PASCOM/ARQUIMOC

Carol de Castro
caroldecastro80@gmail.com


A CAMINHO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013 - Acesse o site da Arquidiocese de Montes Claros sobre o assunto: www.semanamissionariamoc.com

 
ACESSE TAMBÉM E CONHEÇA O SITE DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE CAPITÃO ENÉAS: www.paroquiacapitaoeneas.com
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Três blogs da Canção Nova estão entre os 100 blogs com mais acessos do Brasil



Blog da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros recebe selo de certificado de participação; existente desde 2008, diário virtual da Pascom/Arquimoc começou a participar do Prêmio TOP Blog  Brasil em 2012; principal articulista do blog é natural da cidade mineira de Cristina, mas mora em Itajubá, também Minas: é o teólogo José Benedito Schumann Cunha   

Em 2008, foi criado o Prêmio TOP Blog, destinado a premiar os trabalhos divulgados na internet por meio de blogs (diários virtuais). O intuito da premiação é promover e apoiar a iniciativa dos autores blogueiros, os quais, de maneira direta, interagem socialmente pela rede mundial de computadores. O objetivo do prêmio TOP Blog Brasil é eleger os melhores blogs brasileiros de maneira democrática, por meio de votação popular.
 

Este ano, dentre as centenas de blogs cadastrados para concorrer à premiação, foram classificados 11 blogs para a semifinal, os quais estão entre os 100 blogs mais votados no Brasil. Hoje, a Comunidade Canção Nova tem a alegria de informar que três desses blogs despontaram para concorrer à premiação dos TOP Finalistas de 2012. São eles: Blog Todo de Maria, Blog Livres de Todo o Mal e Blog Felipe Aquino. A premiação acontecerá no sábado (08/12), no Auditório da Universidade Unip, na cidade de São Paulo.

A IGREJA NA INTERNET

A internet tem como característica principal o poder de abranger milhares de pessoas, as quais, por sua vez, interagem entre si quase simultaneamente. O papa João Paulo II (1978-2005) já havia percebido a eficácia da rede mundial de computadores como um instrumento para facilitar os trabalhos missionários no século XXI quando afirmou: ”O desenvolvimento na internet, nos últimos anos, oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e comunicação” (João Paulo II).

Aproveitando dessa particularidade, a Igreja aproveita da mesma tecnologia para realizar o seu trabalho pastoral em ambiente virtual. Dentro dessa perspectiva, a Canção Nova facilitou, para muitas pessoas, a possibilidade de criarem o seu próprio espaço cibernético, visando sempre o caminho da evangelização. Realizar um trabalho é importante e vê-lo reconhecido por outras pessoas é muito gratificante para quem o faz.

A Arquidiocese de Montes Claros, através da sua Pastoral da Comunicação, criou o seu primeiro blog em 04 de abril de 2008 e hoje já são nove blogs em atividade regular. Conheça-os!!! Valorize esta ferramenta de comunicação!!!


FONTE DESTA NOTÍCIA


COM EDIÇÃO DESTE BLOG