ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 9 de março de 2012

Agradecimento às mulheres

Mensagem da CNBB pelo Dia Internacional da Mulher

BRASÍLIA, quinta-feira, 08 de março de 2012 (ZENIT.org) - Os bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB; dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís do Maranhão e vice-presidente da CNBB; dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo-auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB enviam mensagem a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

A mensagem agradece “às mulheres por sua vocação e missão na Igreja hoje” e destaca a “sua específica contribuição na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária”.

Os Bispos citam a belíssima Carta às Mulheres, do Beato João Paulo II (1978-2005), para dizer obrigado “à mulher-mãe, que se faz ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única e que se torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz; à mulher-esposa, que une o seu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida; à mulher-filha e mulher-irmã, que levam ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da sua sensibilidade, intuição, generosidade e constância; à mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, econômica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dá à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, à edificação de estruturas econômicas e políticas mais ricas de humanidade; à mulher-consagrada, que se abre com docilidade e fidelidade ao amor de Deus; à mulher, pelo simples fato de ser mulher que, com a percepção que é própria da sua feminilidade, enriquece a compreensão do mundo e contribui para a verdade plena das relações humanas” (cf. Carta às Mulheres. João Paulo II, 1995).

A nota agradece “às mulheres cuja presença e atuação marcam fortemente a vida da nossa Igreja”, lembrando a “vocação evangelizadora, vivida no exercício dos vários ministérios”, fundamental “à Igreja no desempenho de sua missão de tornar presente entre nós o Reino de Deus”. “Não sem razão, comemoramos em 2012 os 80 anos do voto feminino, uma conquista histórica”, continua, recordando o processo de redemocratização do país.

Os bispos também recordam as inúmeras situações de violação dos direitos e da dignidade da mulher e, neste contexto, “a CNBB reafirma o apelo do Documento de Aparecida. “É urgente escutar o clamor, muitas vezes silenciado, de mulheres que são submetidas a muitas maneiras de exclusão e violências em todas as suas formas e em todas as etapas de suas vidas” (Documento de Aparecida n. 454).

“Que Maria, modelo de mulher, seja sempre inspiração para todas as mulheres na vivência de sua vocação ao amor e ao cuidado da vida, em todas as suas dimensões, lutando por uma sociedade igualitária, de fraternidade e de paz”, termina a mensagem do Conselho Permanente da CNBB.

Amém!!!


TEXTO PRODUZIDO POR
Maria Emília Marega

NOTÍCIA TIRADA DE
www.zenit.org

NOTÍCIA ENVIADA À PASCOM COM COLABORAÇÃO DE
Teólogo José Benedito Schumann Cunha

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Às 8h deste sábado (10/03), no salão comunitário dos Vicentinos, cujo endereço é Rua Doutor Veloso, 1078, Centro de Montes Claros, acontece concentração, formação e 2ª Marcha das Mulheres de Montes Claros

Nenhum comentário: