ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 24 de março de 2012

Segundo padre jornalista, Igreja percebe e age em um mundo em rede

POR Viviane Carvalho (texto e fotos)
enviada especial da Arquimoc

O 5º Encontro com jornalistas de (arqui)dioceses, regionais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está no seu segundo dia. E, na parte da manhã desde sábado (24/03), foi assessorado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o jornalista jornalista Sidney Rezende, da Globo News.


Pe. Geraldo Martins e Sidney Rezende

A primeira conferência "Experiência de Jornalismo em Rede no Rádio, TV e Internet" foi ministrada por Rezende. Trabalho em grupo e mesa redonda possibilitou partilha de experiências e sugestões de melhorias nos trabalhos desenvolvidos pelos jornalistas nas (arqui)dioceses e organismos vinculados à CNBB. Padre Geraldo Martins é o assessor político da CNBB e foi o mediador da mesa durante exposição dos trabalhos em grupo. O sacerdote é também jornalista e chamou a atenção para uma realidade que a Igreja já percebeu há algum tempo. Para ele, é necessário que a Igreja aprenda a trabalhar em rede. O mundo mudou e o mundo é plural. A Igreja mudou junto com este mundo e a Igreja também é plural. A Instituição tem consciência da importância da comunicação dentro da Igreja católica. No mundo plural, diversificado, ou você se abre e dialoga ou parte para o confronto, finalizou o sacerdote.


Comunicadores e jornalistas participam do Encontro

É necessário sair da zona de conforto, afirmou Rezende quando falava da valorização da Assessoria de Imprensa para a Igreja e para os organismos que dela fazem parte. A Igreja, segundo o professor, é rica em projetos e ações sociais, que são notícias diárias. Se for preciso, vá às redações, conversem com os editores, falem dos seus projetos e ações. Em qualquer situação, a melhor saída é o diálogo, recomendou. O encontro continua na parte da tarde deste sábado (24/03), a partir das 14h e 30min, com a palestra “Experiência de Jornalismo em Rede para uma Instituição”, com o professor e também jornalista, Antônio Danin Júnior, da Faculdade Alfa de Goiânia (GO).


Cruz de São Pedro

De acordo com informações do Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, a Cruz de São Pedro "é uma cruz latina invertida. É um dos símbolos da Igreja católica, tendo seu uso sido relacionado em épocas modernas a um imaginário anticristão, significado não condizente com as tradições convencionais do simbolismo católico".

"A origem deste símbolo está na tradição católica que diz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser executado da mesma maneira que Cristo. É frequentemente usada com duas chaves, simbolizando as chaves do Céu. O teólogo Orígenes de Alexandria foi o primeiro a relatar que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido do próprio, antevendo maior sofrimento. Alguns católicos usam esta cruz como símbolo da humildade e demérito perante a Cristo".

Nenhum comentário: