ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Jesus é a lâmpada que nunca se apaga

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Na liturgia desse domingo, nós nos deparamos com a Transfiguração do Senhor que mostra a divindade e poder de nosso Senhor Jesus. Se vivermos uma vida de graça, vencendo as tentações que são impostas a nós por este mundo moderno, nós adquirimos forças para dizer não ao pecado através dos exercícios quaresmais que são: a oração, a esmola e o jejum. Que nos momentos de obscuridade e de escuridão, recorremos a Jesus, pois Ele é a luz que nos ilumina e nos faz ver as realidades de nossa vida com os olhos da fé para transformá-la em vida e liberdade que traz a verdadeira salvação trazida por Cristo. Deus nos ama e nos quer que participemos da sua glória, mas é preciso entender a Cruz de Cristo que vai ser o sinal que leva pra sua Ressurreição (1).

Queridos irmãos e irmãs!!!

Este Domingo, o segundo da Quaresma, caracteriza-se como o Domingo da Transfiguração do Senhor. De fato, no itinerário quaresmal, a liturgia, depois de nos ter convidado a seguir Jesus no deserto, para enfrentar e vencer com Ele as tentações, nos propõe de subir juntos com Ele sobre o monte da oração, para contemplar sobre sua face humana a luz gloriosa de Deus. O episódio da Transfiguração de Cristo é atestado de maneira igual pelos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

Os elementos essenciais são dois: antes de tudo, Jesus sobe com os discípulos Pedro, Tiago e João sobre um alto monte e nele escuta-se uma voz que diz: "Este é meu Filho, o amado, escutai-o" (Mc 9, 7). Portanto, a luz e a voz: a luz divina que resplandece na face de Jesus, e voz do Pai celeste que testemunha para Ele e ordena a escutá-lo (2).

O Mistério da Transfiguração não é separado do contexto do caminho que Jesus está percorrendo. Ele se volta decididamente para o cumprimento da sua missão, mesmo sabendo que, para chegar à Ressurreição, deverá passar através da Paixão e Morte de Cruz. Disso falou abertamente aos discípulos, os quais, entretanto, não entenderam, e ainda rejeitaram esta propesctiva, porque não raciocinam segundo Deus, mas segundo os homens (Mt 16, 23).

Por isto, Jesus leva consigo três deles à montanha e revela a sua glória divina, esplendor da Verdade e do Amor. Jesus quer que esta luz possa iluminar o coração deles quando atravessarem a escuridão da sua paixão e morte, quando o escândalo da cruz será para eles insuportável. Também na noite mais obscura, Jesus é a lâmpada que não se apaga nunca. Santo Agostinho reassume este mistério com uma expressão belíssima. Diz ele: "Aquilo que para os olhos do corpo é somente o que vemos, o é Cristo para os olhos do coração" [Sermões 78, 2: PL 38, 490] (2).

Queridos irmãos e irmãs...

Todos nós temos necessidade de luz interior para superar as provas da vida. Esta luz vem de Deus e é Cristo a nos doá-la Ele no qual habita a plenitude da divindade (Cl 2, 9). Subimos com Jesus sobre o monte da oração e, contemplando a sua face repleta de amor e de verdade, deixemo-nos preencher interiormente da sua luz.

Peçamos à Virgem Maria, nossa guia no caminho da fé, de ajudar-nos a viver esta experiência da Quaresma, encontrando todos os dias momentos para a oração silenciosa e para a escuta da Palavra de Deus (2).

Que esta caminhada que estamos fazendo rumo à Páscoa de Cristo seja, de fato, momento de crescimento e maturidade na fé Nele, pois somente Ele pode trazer a verdadeira libertação.

Que sejamos mais atentos aos sinais que Jesus nos dá a cada dia na oração pessoal e comunitária que fazemos. As palavras do nosso papa e a Palavra de Deus nos ajudam a estar sempre atento e esperançosos, criando em nós a coragem de suportar os reveses da vida deste mundo que é marcado pela desigualdade social, pela indiferença pelas pessoas que sofrem. Nada deve antepor a nossa busca de felicidade, paz e justiça para nós e para todos (1).

Amém!!!


(1) Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha
(2) > www.zenit.org 05-03-2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Nenhum comentário: