ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 17 de março de 2012

Bento XVI medita sobre a oração na vida de Maria

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Se quisermos estar com Deus sempre é necessário estarmos em atitude orante para poder fazer a vontade Dele na nossa vida. Temos a graça de Deus que veio até nós pelo Batismo e pela força do Espírito Santo. Nós podemos orar e chamar Deus de Pai e Jesus de nosso irmão e salvador. A oração é um canal eficaz entre nós e Deus. Através dela somos chamados a estar em comunhão com Ele sempre. Nós aprendemos a ser obedientes e ainda humildes através da oração que fazemos em particular ou comunitariamente (1).

Na Catequese desta quarta-feira (14/03), realizada na Praça São Pedro, o santo padre, o papa Bento XVI, mostrou aos fiéis e peregrinos da Itália e de todo o mundo, que a Virgem Maria foi sempre uma presença orante junto aos discípulos. Depois de concluir a série de meditação sobre a oração na vida de Jesus, Bento XVI iniciou na quarta, a série de Catequeses sobre a oração nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas de São Paulo. Em ambos estes livros, um dos elementos recorrentes é justamente a oração, desde aquela de Jesus àquela de Maria, dos discípulos, das mulheres e da comunidade cristã (2).



“Com Maria inicia a vida terrena de Jesus e, com Maria, iniciam-se também os primeiros passos da Igreja; em ambos os momentos, o clima é de escuta de Deus, de recolhimento”, explica o papa. O sumo pontífice esclarece que, entre a Ascensão do Ressuscitado e o primeiro Pentecostes cristão, os Apóstolos e a Igreja se reúnem com Maria para esperar com ela pelo dom do Espírito Santo. Ela que já O reconhece por ter gerado o Verbo encarnado e divide com toda a Igreja este mesmo dom. “Se não há Igreja sem Pentecostes, não há nem mesmo Pentecostes sem Maria de Jesus, porque ela viveu de modo único àquilo que a Igreja experimenta todos os dias sob a ação do Espírito Santo”, destaca (2).

Venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa ainda aprender com ela a ser comunidade que reza, salienta o santo padre. Ele ressalta que, normalmente, a oração é feita a partir de situações de dificuldade, problemas pessoais que levam a dirigir-se ao Senhor para ter luz, conforto e ajuda. Mas Maria convida a abrir as dimensões da oração, a dirigir-se a Deus não somente na necessidade e não somente para si mesmo, mas, de modo unânime, perseverante, fiel, com um “coração só e uma alma só” (cf. At 4, 32). “Maria nos ensina a necessidade de orar e nos indica que só com a ligação constante, íntima, plena de amor com seu Filho, podemos sair da “nossa casa”, de nós mesmos, com coragem, para conquistar os confins do mundo e anunciar em qualquer lugar o Senhor Jesus Salvador do mundo”, conclui (2).

Devemos aprender a exercer a gratidão a Deus que tudo nos dá para que tenhamos a felicidade completa. Oramos a Deus porque o amamos e sabemos que Ele nos ama primeiro sem perguntar o porquê disso. Simplesmente Ele nos ama de modo infinito, através de Maria, a mulher orante, sempre disposta a dar o sim incondicional a Deus. Foi dela o sim admirável que trouxe para nós o salvador. No mundo, não existe ninguém como Maria que entendeu plenamente o plano divino para a humanidade, trazendo a salvação em Jesus, seu Filho. Maria é a mulher singular que sabe que Deus é tudo e ainda nos dá de presente o seu filho Jesus que assumiu de modo admirável as nossas dores, pecados e enfermidades, dando-nos a graça de saborear a vida que não mais termina. Em Cristo, podemos experimentar a imortalidade que nos será dada para sempre na eternidade do céu (1).

Amém!!!


(1) > Reflexão do teólogo José Benedito Schumann Cunha
(2) > www.cancaonova.com

Texto pensado e escrito para ser publicado em 14 de março de 2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Nenhum comentário: