ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 23 de março de 2012

Capital Brasileira é sede do 5º Encontro com jornalistas de (arqui)dioceses, regionais e organismos vinculados à CNBB

Começa nesta sexta-feira (23/03) o 5º Encontro com jornalistas de (arqui)dioceses, regionais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desenvolvido na Casa de Retiro Assunção, em Brasília, Distrito Federal. Sob a assessoria dos jornalistas Sidney Rezende (Globo News) e Antônio Danin Júnior, da Faculdade Alfa de Goiânia (GO), os participantes, limitados ao número de 50, jornalistas indicados pelos (arce)bispos, poderão discutir sobre os temas propostos para esses dois dias de encontro. Está previsto para as 18h dessa sexta-feira (23), recepção e acomodação dos participantes e, em seguida, apresentação e partilha de experiências.


Neste sábado (24/03) o dia começa com a primeira conferência do dia - "Experiência de Jornalismo em Rede, no Rádio, TV e Internet", que será ministrada pelo jornalista Sidney Rezende. Trabalho em grupo e mesa redonda com o conferencista fecharão este tema. Dando continuidade aos trabalhos, o professor Paulo Giraldi apresentará um artigo sobre "As interfaces comunicativas da Igreja católica: análise sobre a atuação de jornalistas nas (arqui)dioceses brasileiras". A mesma dinâmica de trabalho em grupo e mesa redonda serão realizados nos dois temas propostos.


Antônio Danin Júnior, professor da Faculdade Alfa de Goiânia (GO), irá abordar o tema "Experiência de Jornalismo em Rede para uma Instituição". Dessa maneira, fechará a mesa redonda. Já no final do dia de sábado, para encerrar os trabalhos do dia, todos os participantes farão um "tour" pela capital federal e poderão conhecer, de perto, o convívio da Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, situado no Lago Sul da Capital Brasileira.

No último dia do encontro, domingo (24/03), Celebração Eucarística pela manhã e a exposição da proposta de rede de correspondentes da CNBB, seguido de uma mesa redonda com o assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Para a jornalista Gecy Salles, da Arquidiocese de Manaus (AM), a expectativa é grande porque é sempre bom trocar experiências e conhecer outras realidades das dioceses e arquidioceses do Brasil. O objetivo principal do encontro é justamente criar uma rede que possibilite qualquer pessoa acessar o site da CNBB e participar de forma direta de tudo que acontece em todas as (arqui)dioceses do Brasil. "É promover verdadeiramente a comunhão e a partilha com a nossa Igreja, que é imensa", pensa a jornalista. Pela Arquidiocese de Montes Claros, a jornalista Viviane Carvalho participa do evento.

FONTE DESTA NOTÍCIA
www.cnbb.org.br

4 comentários:

Miriam Guerreira disse...

porque ai nesta foto a cruz está de cabeça para baixo, isso me incomoda muito.

João Renato Diniz Pinto disse...

Olá, prezada leitora Miriam Guerreira...

Digitamos no www.google.com.br a expressão "cruz de cabeça para baixo" e encontramos várias versões sobre o assunto... Publicaremos nesta seção alguns trechos e a referência da explicação...

Atenciosamente,

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Montes Claros
www.arquimoc.org.br

João Renato Diniz Pinto disse...

"É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Simboliza a "verdadeira" paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. E esse símbolo simboliza a Igreja de Satã nos Estados Unidos."

FONTE: http://www.vivos.com.br

João Renato Diniz Pinto disse...

Cruz de São Pedro

Cruz de São Pedro é uma cruz latina invertida. É um dos símbolos da Igreja católica, tendo seu uso sido relacionado em épocas modernas a um imaginário anticristão, significado não condizente com as tradições convencionais do simbolismo católico.

No Catolicismo

A origem deste símbolo está na tradição católica que diz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser executado da mesma maneira que Cristo. É frequentemente usada com duas chaves, simbolizando as chaves do Céu.

O teólogo Orígenes de Alexandria foi o primeiro a relatar que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido do próprio, antevendo maior sofrimento. Alguns católicos usam esta cruz como símbolo da humildade e demérito perante a Cristo.

O símbolo foi associado a atitudes satânicas e anti-religiosas a partir do imaginário de que, invertida, a cruz latina representaria o oposto da cristandade.

Como resultado, a cruz de São Pedro acabou tornando-se popular entre grupos anti-religião e músicos de metal extremo, notavelmente aqueles ligados ao black metal e death metal.

Tal significado acabou difundido na cultura popular, especialmente em filmes de Hollywood como Rosemary's Baby, The Exorcism of Emily Rose e The Omen, onde o símbolo é frequentemente mostrado quando a intenção é representar Satã.

FONTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_de_S%C3%A3o_Pedro